segunda-feira, 2 de maio de 2022

Fotorreportagem: O II TOCHA PLOGGING FOI UM SUCESSO


O II TOCHA PLOGGING, realizado pela IPSS Progresso e Vida, na Praia da Tocha no último sábado, dia 30 de Abril, saldou-se por um enorme sucesso, por todos reconhecido e muito apreciado.

Foi muito gratificante contar com mais de duas centenas de pessoas distribuídas por vários grupos, que incluíam crianças, jovens, adultos e até alguns idosos, coordenadas por elementos do Atletismo Clube da Tocha, pelos chefes do Agrupamento de Escuteiros da Tocha e por professores do Agrupamento de Escolas Gândara Mar e que, munidas de luvas e sacos próprios fornecidos pela INOVA, percorreram o areal da Praia da Tocha e a zona urbana, em descontraídas caminhadas ou ligeiras corridas de manutenção, apanhando o lixo que iam encontrando pelo caminho.

É este o conceito do PLOGGING: apanhar o lixo que se encontra no caminho enquanto se pratica desporto através de caminhadas ou leves corridas de manutenção.

Foram recolhidos cerca de 600 Kg de lixo na sua maioria plástico indiferenciado, mas onde não faltou também os cotonetes, as palhinhas, as beatas dos cigarros, as tampinhas, os isqueiros, etc.

A organização da segunda edição deste inovador evento foi uma iniciativa da IPSS Progresso e Vida da Tocha, que, tal como tinha feito na primeira edição, juntou a solidariedade às vertentes desportiva e ecológica. De facto, a participação foi feita com uma inscrição no valor de 5 euros cuja receita, juntamente com os apoios das empresas patrocinadoras, reverteu para as diversas respostas sociais que a Instituição desenvolve.

A Progresso e Vida contou com o apoio institucional das autarquias locais, Junta de Freguesia da Tocha e Câmara Municipal de Cantanhede e da Empresa Municipal INOVA.

Também o tecido empresarial local, mostrando uma enorme sensibilidade para a problemática ambiental dos lixos, para a promoção da saúde através do desporto e um assinalável espirito solidário, reconheceu a importância desta ação e apoiou com entusiasmo o evento. Contámos, com muito agrado e gratidão, com o patrocínio das empresas Cooperativa Agrícola da Tocha, Stolt Sea Farm, ESK Export, Júlio Simões, Pelichos, Irmãos Helenos, Placocentro, Farmácia Elísio de Andrade, Farmácia Oliveira Ribeiro, Farmácia Salutis, Caixa de Crédito Agrícola, Carlos Rocha & Ribeiro Construções, BTP Tocha, Daniel Serradeiro Seguros e Inwood.

O grande sucesso desta iniciativa está também ligado ao seu planeamento e organização, onde destacamos o importante papel das funcionárias da Progresso e Vida, sobretudo das suas chefias intermédias e ao facto de termos podido contar, para além dos já referidos parceiros Institucionais, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Inova, com o apoio técnico, logístico e de mobilização do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Agrupamento de Escuteiros da Tocha, do Clube de Atletismo da Tocha, dos Bombeiros Voluntários, dos Compartes, da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e do associativismo da Freguesia da Tocha.

Refira-se que este evento faz parte dos Programas Eco Escola, Eco Freguesia e da Bandeira Azul da Praia da Tocha.

No final do evento, durante o descontraído convívio entre todos os participantes foi partilhado um lanche saudável em frente ao Centro de Interpretação da Arte Xávega e, em ambiente muito informal, usaram da palavra o Presidente da Progresso e Vida, Maia Gomes que manifestou a sua gratidão pelos apoios recebidos e destacou que o sucesso do evento se deveu à entusiástica participação e envolvimento de todos; o Engª Francisco da INOVA que deu algumas informações sobre o processo da limpeza da Praia que há vários anos está a cargo da INOVA; o Presidente da Junta de Freguesia José Manuel Cruz que enalteceu o evento e desafiou o associativismo da Freguesia a desenvolverem iniciativas semelhantes que possam ser incluídas no projeto Eco Freguesia em curso, tendo encerrado o Vereador Fernando Pais Alves que felicitou a Instituição pela iniciativa e todos os presentes pela participação e referindo que este evento contribui para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.

Depois do enorme êxito desta segunda edição e tendo em conta o desafio coletivo de solidariedade, sustentabilidade e cidadania que o II TOCHA PLOGGING representou, e tendo ainda em conta as Diretivas Nacionais e Europeias e os novos tempos que aí vêm de foco na Transição Climática, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência, é desejo da Progresso e Vida realizar no próximo ano de 2023 o III TOCHA PLOGGING, deixando ainda a sugestão e o desafio de que este conceito e este exemplo coletivo de cidadania possa ser replicado por todo o Concelho e por todo o País.



O Litoral Centro associou-se desde a primeira hora a este evento, divulgando-o e congratula-se pelo sucesso alcançado. O ambiente agradece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário