quarta-feira, 18 de maio de 2022

Proença-a-Nova | CPCJ de Proença-a-Nova promoveu palestras para pais e alunos

“Métodos e técnicas de estudo para o sucesso escolar” e “Programa de educação parental positiva”: estes foram os temas abordados por Jorge Rio Cardoso, especialista em questões pedagógicas, no dia 13 de maio em duas palestras organizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Proença-a-Nova que tiveram públicos-alvo diferentes. Aos alunos do 5º e 6º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, Jorge Rio Cardoso apresentou ferramentas práticas para alcançar o sucesso escolar, considerando que os principais problemas de insucesso escolar residem na falta de metodologias eficazes. Aprendendo a organizar o estudo, a comportar-se na escola, a evitar os erros frequentes e a preparar as avaliações, os alunos podem conciliar de forma mais tranquila a vida escolar com a componente familiar e social da adolescência.

Para os pais, no auditório municipal, Jorge Rio Cardoso alertou para o facto de a educação e a formação dos alunos ter também na sua base a família, sendo o papel dos pais sublinhado e apresentados conselhos para um adequado acompanhamento dos alunos. Também a importância da educação para os valores e para as emoções, muito além do foco nos resultados escolares, foi destacada. Numa conversa informal, apresentou os benefícios de uma educação baseada na colaboração e não na punição, na maior autonomia do aluno e valorização das suas competências únicas. Estes acabam por ser passos para garantir maiores níveis de bem-estar e felicidade – de pais e alunos – estando estes mais motivados a não desistir dos seus sonhos.

Para a presidente da CPCJ, Rita Simão, o balanço destas duas palestras é bastante positivo pelo interesse revelado pelos participantes, esperando agora que os conselhos e exemplos práticos transmitidos nestes dois momentos possam ser interiorizados por pais e alunos, com resultados tanto no sucesso escolar como no relacionamento familiar. A próxima atividade promovida pela CPCJ realiza-se no dia 25 de maio e é uma ação de prevenção de violência no namoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário