terça-feira, 28 de junho de 2022

Caldas da Rainha | Praias da Foz do Arelho com Bandeiras Azul, Acessível e Ouro

Esta manhã, nas praias do mar e da Lagoa, na Foz do Arelho, foram hasteadas as BANDEIRAS AZUL E ACESSÍVEL. A estes galardões soma-se a bandeira “PRAIA COM QUALIDADE DE OURO”, que será hasteada mais tarde.

Estas bandeiras atestam a excelente qualidade das nossas praias que também são inclusivas (Bandeira Acessível), estando apetrechadas com equipamentos e infraestruturas que permitem o acesso, circulação e a ida a banhos de pessoas com mobilidade condicionada.
Para que as bandeiras sejam hasteadas é necessário uma vistoria técnica das condições exigidas pelas diversas entidades competentes: Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto de Peniche e Delegação de Saúde das Caldas da Rainha.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.
A praia da Lagoa é galardoada desde 2012 e a Praia do Mar desde 1999.
 
A Bandeira Praia Acessível é atribuída às praias que proporcionam condições de acesso de pessoas com mobilidade condicionada, de acordo com os normativos técnicos, garantindo estacionamento e instalações sanitárias, acessibilidade e mobilidade, no areal e na água, através de veículos próprios.

As praias com “Qualidade de Ouro” são atestadas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e distinguem as zonas balneares com excelente qualidade das águas, considerando o histórico de análises dos últimos 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário