terça-feira, 28 de junho de 2022

Aborto nos EUA: vocalista dos Green Day “renuncia” à cidadania norte-americana

Billie Joe Armstrong diz que se vai mudar para o Reino Unido.
O músico Billie Joe Armstrong dos Green Day anunciou que vai “renunciar” à sua cidadania norte-americana, na sequência da revogação do direito ao aborto nos Estados Unidos da América.  
Que se f*** a América. Estou a renunciar à minha cidadania. Venho para cá”, disse o músico, durante um concerto no Estádio de Londres, em Inglaterra. “Há demasiada estupidez no mundo para regressar aquela desculpa miserável de país”, citou a revista Rolling Stone.
Sobre a possibilidade de se mudar para o Reino Unido, o vocalista dos Green Day garantiu que não estava a brincar: “Vão ter muito de mim nos próximos dias”.
billie joe’s statement on roe vs wade at london hella mega tour last night pic.twitter.com/6cJx4oa6I1
— friendly neighborhood clikkie (@armstr0ngtyler) June 25, 2022
Billie Joe Armstrong não foi o único músico a reagir à decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos.
No Festival de Glastonbury, o rapper Kendrick Lamar terminou o concerto com uma declaração em resposta ao retrocesso histórico e sem precedentes.
Eles julgam-me. Julgam Cristo. Boa sorte para os direitos das mulheres”, repetiu duas vezes.
A cantora Lorde dirigiu-se às mulheres do público para deixar uma mensagem: “Querem ouvir um segredo? Os vossos corpos estão destinados a ser controlados e objetivados desde o momento em que nasceram”.  
Também no festival, Phoebe Bridgers, Billie Eilish e Olivia Rodrigo condenaram a decisão.
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos revogou na sexta-feira o direito constitucional ao aborto, num retrocesso histórico e sem precedentes. O direito ao aborto foi estabelecido nos Estados Unidos no caso histórico de 1973, conhecido como ‘Roe v. Wade’.
Esta decisão do Supremo norte-americano coloca na “mão” de cada Estado, individualmente, o poder de aplicar leis antiaborto se assim o decidir. Na prática, significa que, no mesmo país, haverá Estados onde será legal pôr fim a uma gravidez, outros onde será proibido e outros onde haverá restrições.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário