terça-feira, 28 de junho de 2022

Porto de Mós | Carvões, Comboios e Carros - Exposição Memórias de um Tempo de Aspirações do Carvão

Na sua fase inaugural, a Central das Artes recebe, entre outras exposições, “Carvões, Combios e Carros - Exposição Memórias de um Tempo de Aspirações do Carvão”, uma viagem marcada pela sobriedade expositiva e que nos transporta para a primeira metade do século XX portomosense, um tempo dominado por múltiplas espectativas e por um empreendedorismo no qual se destaca a figura de João Monteiro Conceição.
Este engenheiro de origem alentejana acaba por se fixar em Porto de Mós, assumindo um importante papel na “Era do Carvão” portomosense. Promoveu diversos projetos empresariais com forte impacto regional e esteve na base do sonho do automóvel português, o IPA. Deste, foram construídos 3 exemplares que podem ser apreciados, a partir de dia 25 de junho, na Central das Artes.
 
O IPA marcou presença na Feira das Indústrias Portuguesas, em 1958, tendo a curiosidade do público feito com que o seu pavilhão fosse o mais visitado nesse ano. Mas, por determinação do regime vigente, o IPA nunca foi produzido em série.
Ainda assim, estas realizações em terras portomosenses são marcos de um tempo movido por gente de grande dinamismo que nunca parou de se superar.
“Carvões, Combios e Carros - Exposição Memórias de um Tempo de Aspirações do Carvão” estará patente na Central das Artes, entre o dia 25 de junho e 31 de julho.
Esperamos pela sua visita.
 
Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário