segunda-feira, 27 de junho de 2022

Com farta sardinhada para os visitantes.  Festejos de S. João de Castelo de Paiva contabilizaram mais um sucesso

Marchas populares e concerto de ZÉ AMARO dominaram os festejo

Apesar de alguma instabilidade climatérica, que atrapalhou as iniciativas iniciais, este voltou a ser um S. João fantástico e a merecer distinção…num ambiente de alegria e muito folguedo, a edilidade de Castelo de Paiva contabilizou mais um êxito com as Festas de S. João, manifestação popular que terminou em grande, num momento único de saudável convivialidade e que fez o povo sair à rua durante quatro dias de festa, para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.

Por terras de Paiva, a tradição continua a manter-se e a população paivense preparou-se a preceito, uma vez mais, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, a realizar já no próximo fim de semana um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.

Voltando a registar uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas voltaram a superar as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde e da sardinha assada, que em terras de Paiva continua a ser oferecido à população em dia de feriado municipal.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso e diferente proposto pela edilidade paivense, presidida por José Rocha, que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes…nesta retoma festiva, foi um S João fantástico, disseram milhares de visitantes que estiveram em terras de Paiva…

Marchas Populares e concerto de Zé Amaro cativaram visitantes
A música popular, as bandas de música, os grupos musicais do concelho, as marchas populares apresentadas em três escalões, foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente à população, no final da tarde do Feriado Municipal, ao mesmo tempo que os mais afoitos, não se fizeram rogados a um pezinho de dança ao som dos artistas e grupos convidados que foram desfilando pelos palcos da festa, como Zé Amaro e a sua Banda,  o Duo HD e o Agrupamento Nova Som Band, noite de Sábado.

Depois do Desfile das Marchas Séniores no Pavilhão Municipal, organizadas no âmbito do projecto MICAS, com a participação de mais de 250 utentes e funcionários de várias instituições de solidariedade social, as festas promovidas pela Câmara Municipal, continuaram na manhã chuvosa de Quinta-Feira, com muita animação, realizando-se com grande entusiasmo e adesão, as Marchas Populares Infantis, também no espaço do Pavilhão Municipal, que esteve repleto, para ver o desfile de mais de 1500 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.

Os festejos de S. João prosseguiram com animação musical, e na véspera de Feriado Municipal, a noite orientou para a folia e folguedo, e as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as fantásticas representações de Fonte, Frutuária, Vale da Rua e Gração, as quatro marchas que tiveram oportunidade de evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, apresentando-se de novo no cenário da escadaria da Igreja Matriz.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que continuam a consagrar o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há precisamente cinco décadas, aniversário que foi lembrado e assinalado este ano, com a edilidade paivense a entregar medalhas comemorativas da efeméride a cada um das marchas.

Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento potenciava a folia e a diversão, foi brutal o concerto do consagrado cantor minhoto Zé Amaro que arrastou milhares de fãs até Castelo de Paiva, seguindo-se a prestação do DJ Rui Teixeira que aguentou os resistentes até às tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico, com mais de meia – hora de duração.

Filarmónicas em despique nocturno e uma grande sardinhada para toda a população
Em dia de Feriado Municipal, o programa contemplou o sempre apreciado concerto musical nocturno, este ano protagonizado pela Banda Musical dos Mineiros do Pejão e Banda Marcial de Bairros destacando-se a habitual Festa da Sardinha Assada, com bom vinho verde, e muitas centenas de quilos distribuídos gratuitamente a toda a população e milhares de visitantes que, neste dia festivo, rumaram até terras de Paiva, contemplando um animado bailarico com a actuação do Duo HD, terminando o programa deste dia com o espectacular concerto das bandas de música dos Mineiros do Pejão e de Bairros.

 Em época de Santos Populares, é o S. João que manda em Castelo de Paiva, sempre num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo e a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, com o presidente da Câmara Municipal, José Rocha a fazer um balanço bastante positivo destes quatro dias de festejos, realçando a boa adesão e a animação constante, deixando desde já o convite para que todos voltem a Castelo de Paiva já no primeiro fim de semana de Julho, para a grande jornada festiva que será a 23ª edição da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, um certame de grandeza nacional, que a população muito acarinha e que é o orgulho do município de Castelo de Paiva.
Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário