sexta-feira, 3 de junho de 2022

Combustíveis voltam a subir na próxima semana

O novo aumento dos preços do gasóleo e da gasolina é resultante do impacto do embargo da UE ao petróleo russo.

Os combustíveis vão voltar a subir na próxima semana. Para a gasolina está previsto um aumento de 14 cêntimos. No gasóleo deverão ser mais 12 cêntimos por litro a partir de segunda-feira. O preço do petróleo voltou a disparar durante esta semana, com a aprovação do sexto pacote de sanções à Rússia.
A decisão da União Europeia (UE) não demorou a refletir-se no preço do petróleo que, pouco depois do anúncio do acordo, disparou para 124 dólares por barril.
Os líderes europeus chegaram esta segunda-feira a acordo para embargo ao petróleo russo, que chega por via marítima à Europa. Ao dar mais detalhes sobre o embargo, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, explicou que afetaria, imediatamente, 75% das importações e que o objetivo é que o número suba até aos 90% até ao final do ano.
A União Europeia vai, assim, cortar em 90% as importações de petróleo russo até ao final de 2022. A negociação do acordo foi difícil, mas os líderes europeus acabaram por dar luz verde ao embargo. Fora do acordo ficam a Hungria, a República Checa e a Eslováquia.
O embargo parcial ficou aquém do objetivo traçado pela presidente da Comissão Europeia. No início de maio, Ursula Von der Leyen apelava à proibição total do petróleo oriundo da Rússia. A resistência de alguns países não permitiu chegar tão longe.
O acordo só é aplicado às importações por via marítima e deixa de fora a Hungria, a República Checa e a Eslováquia – que são os países mais dependentes da Rússia e que só aceitam o embargo nestas condições. Os três países vão poder continuar importar petróleo russo sem restrições até que encontrem alternativas.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário