sexta-feira, 3 de junho de 2022

Estarreja | Vamos viajar no tempo com o Mercado Antigo?

 
Este fim de semana, 4 e 5 de junho, na Praça Francisco Barbosa, Estarreja celebra a identidade local e recria história. Durante dois dias, vamos recordar o pregão, a taberna típica, as vestes, a música tradicional, num rebuliço de feira popular carregado de emoções e de memórias, numa recriação do Mercado da Praça de Estarreja, que se realizava aos domingos. 
A abertura do Mercado Antigo está marcada para este sábado, às 17h, com o desfile dos representantes dos grupos participantes e dos candidatos ao prémio "Melhor Traje" e com cerca de 50 feirantes e de 10 tascas à antiga de comes e bebes asseguradas por coletividades locais.
Neste primeiro dia, vamos “Avivar Memórias, Identidade, Ofícios e Gente” com uma exposição que mostrará os rostos enrugados por trás dos ofícios em extinção do território, que guardam na memória pedaços da história de Estarreja. Esta mostra é uma perfeita simbiose entre a história local, o património, a imaterialidade das memórias e as gentes da terra. A inauguração da exposição, que tem conceção e ideia original do Município de Estarreja e fotografia de Maria Pinto, está marcada para as 18h00, na Casa Municipal da Cultura.
Antes, às 17h30, é inaugurada a exposição “Com Humildade te Homenageio”, com curadoria de Joakin Pereyra, no Átrio do Paços do Concelho.
Como é habitual, esta viagem ficará marcada também pelo “Desfile Etnográfico” protagonizado pelas coletividades, feirantes e o público em geral, com encenações que espelham o quotidiano de outros tempos. E pela recriação dos “Quadros Vivos” com a participação do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, do Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia", do Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã" e do Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã". Tudo isto no dia 5.
 
O Município de Estarreja oferece a todos os visitantes uma programação vasta, diversificada e animada, sem nunca esquecer a tradição. Mercado Antigo, Marchas Populares, Bandas em Festas, Jogos Tradicionais, Quadros Vivos, exposições e concertos com Monda, Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Anjos e as Bandas Filarmónicas Concelhias são algumas das propostas em destaque das Festas.
 
4 E 5 MERCADO ANTIGO - PRAÇA FRANCISCO BARBOSA
Dia 4 (sábado)
17h00
Abertura do Mercado Antigo
Desfile dos representantes dos grupos participantes no Mercado Antigo e dos candidatos ao prémio "Melhor Traje"
17h30 / Átrio do Edifício dos Paços do Concelho 
Inauguração da Exposição "com humildade te homenageio" de Joakin Pereyra
18h00 / Casa Municipal da Cultura
Inauguração da Exposição "Avivar Memórias - identidade, ofícios e gentes"
19h00 - 21h30
Animação Itinerante
22h00
Concerto MONDA
 
Dia 5 (domingo)
9h30 - 19h00 
Mercado Antigo
10h00 
Desfile Etnográfico
12h00 - 16h00 Animação itinerante
16h00 Quadros Vivos
Casa do Povo de Avanca
Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia"
Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã"
e Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã"
 
Consulte a programação completa das Festas de Estarreja'22. // Brochura versão online / versão pdf
 
Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário