sexta-feira, 3 de junho de 2022

Durante o mês de junho a Biblioteca Municipal acolhe trabalhos de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede

“Do digital à pintura: olhar Cantanhede…”, Trabalhos de Alunos da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (Projeto de Arte e Diversidade Cultural) é o nome da exposição que está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês de junho.

Realizada no âmbito do Projeto de Arte e Diversidade Cultural, a mostra é constituída por 23 trabalhos fotográficos e 23 trabalhos de pintura, elaborados pelos alunos da ETPC. Os participantes foram convidados a fotografar uma zona ou pormenor urbano existente em Cantanhede e representá-lo através de uma pintura.

A inauguração da mostra ocorreu no dia 3 de junho e contou com as presenças do Vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, das professoras Inês Abrantes e Catarina Pessoa, diretora da Escola Técnico Profissional de Cantanhede e das alunas participantes. Na sessão de abertura, o edil saudou os alunos e as docentes envolvidos no projeto que resultou na exposição, “felicitando os intervenientes por esta iniciativa educativa que resultou numa feliz parceria entre instituições da mesma comunidade, ETPC e Biblioteca Municipal, permitindo abrir, uma vez mais, este espaço cultural de referência, à participação artística de elementos da nossa comunidade, que estão num processo formativo, em que a formação do olhar, para quem quer criar imagens impactantes, com pincel ou câmara, é um processo de aprendizagem.

“Do digital à pintura: olhar Cantanhede…” é um projeto que se iniciou este ano letivo, na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, desenvolvido pelos alunos do Projeto de Arte e Diversidade Cultural, no âmbito da disciplina de “Cidadania e Desenvolvimento”.

Com o objetivo de conciliar a Arte com o gosto pela cidade de Cantanhede, os alunos foram convidados a fotografar alguns dos seus locais, recantos ou pormenores preferidos, e a reproduzi-los em telas, através da pintura.

Não sendo artistas profissionais, mas sentindo muita motivação e entregando-se ao trabalho com dedicação, cada aluno desenvolveu técnicas artísticas de fotografia e pintura, efetuando uma reprodução individual, através de pintura acrílica em tela, das fotografias selecionadas, deixando uma marca inquestionável em cada uma das 23 obras apresentadas. Uma experiência que certamente se voltará a repetir, tendo em conta que contribuiu para o alargamento dos horizontes pessoais de cada participante, aumentando o seu envolvimento com a comunidade e proporcionando experiências enriquecedoras aos alunos envolvidos no projeto.

Participaram nesta iniciativa os alunos Álvaro Rebola, Ana Maria Silva, Ariana Reis, Cláudia Monteiro, Cynthia Ferraz, Denise Sardão, Diana Cadima, Gabriel Almeida, Gabriella Silvestre, Gonçalo Fernandes, Inês Monteiro, Iris Lopes, Joana Gouveia, João Mendes, Lara Domingues, Lara Gomes, Lia Ferreira, Lucas Nora, Luís Casaca, Rafael Capela, Rita Costa, Tatiana Santos, Vânia Dourado e Victor Kuz'michev.


Nenhum comentário:

Postar um comentário