sábado, 11 de junho de 2022

Elementos da GNR condecorados no Kosovo

 
Os 42 militares portugueses da Guarda Nacional Republicana (GNR), integrados na Reserve Formed Police Unit (RFPU) da EUROGENDFOR, projetada em reforço da missão EULEX Kosovo, foram condecorados com a Medalha da Missão, pelo serviço que tem vindo a ser executado desde a projeção em 18 de março de 2022.
A cerimónia de imposição de medalhas “Medal Parade”, aos militares da RFPU multinacional, que compreende militares da GNR e da Gendarmerie Nationale francesa, foi presidida pelo 1.º Ministro do Kosovo e contou com a presença do Brigadeiro-General Paulo Silvério, Comandante da Unidade de Intervenção da GNR, e demais entidades nacionais e internacionais.
Relembra-se que a Guarda Nacional Republicana, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da União Europeia (UE), disponibilizou militares, através da EUROGENDFOR, para integrar a primeira unidade constituída de reserva, projetada em reforço da Gestão Civil de Crises da UE.
A RFPU é comandada por um Oficial da GNR, apoiado com uma componente de Apoio ao comando e contando ainda com militares de diversas especialidades da GNR, em particular das valências de ordem pública, operações especiais e inativação de engenhos explosivos.
As missões da EUROGENDFOR, cobrem uma ampla gama de tarefas policiais, sendo que, desde a sua criação formal em 2007, já foi empregue em 16 missões e operações em todo o mundo, sendo de realçar que a RFPU é a primeira Unidade Constituída, que a organização projeta, no quadro de uma missão civil da PCSD da UE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário