sábado, 11 de junho de 2022

Anadia avança com vigilância móvel da floresta

 Com vista à realização da vigilância móvel nas manchas florestais a nascente do concelho, a Câmara Municipal de Anadia vai celebrar um protocolo de colaboração com as Freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros, e as Associações de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima; de Voluntários de Ferreiros; e Cultural e Recreativa de Algeriz. A deliberação foi tomada, em reunião de executivo, que decorreu no dia 9 de Junho.

A vigilância, que decorrerá entre 1 de julho e 30 de setembro, visa contribuir para a redução do número de ocorrências de incêndios, identificando potenciais agentes causadores e dissuadindo comportamentos que propiciem esses acontecimentos. Pretende-se com esta ação proteger a mancha florestal do concelho com grande expressão na economia local, bem como dar mais tranquilidade às populações mais isoladas que vivem em redor da mesma.
Para o efeito, a autarquia vai atribuir a cada uma das associações envolvidas uma verba no valor de 18 mil euros, representando um investimento global de 54 mil euros. Este valor tem como objetivo compensar os encargos inerentes à vigilância, nomeadamente a manutenção dos veículos, entre outras despesas.
Para além do apoio financeiro, o Município de Anadia disponibiliza ainda as viaturas motorizadas (três por associação), 700 litros de combustível a cada associação, comunicações, equipamento de identificação e proteção individual e outro tipo de equipamentos de apoio para a boa execução da vigilância.
A vigilância móvel decorrerá, entre as 8h00 e as 24h00, ao longo de três meses, até 30 de setembro. As ações serão efetuadas em coordenação com a Guarda Nacional Republicana (GNR), os Bombeiros Voluntários de Anadia, o Coordenador Municipal da Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Anadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário