terça-feira, 2 de agosto de 2022

Águeda | Largo do Carvalho, Largo Souza Baptista e espaço de lazer entregues à comunidade

 

As três intervenções foram realizadas pela Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, numa parceria com a Câmara Municipal

Foram inauguradas, na sexta-feira e no domingo, as requalificações do Largo do Carvalho (Fermentões), do Largo Souza Baptista e de um espaço público no Carreiro, em Arrancada do Vouga, Valongo do Vouga, intervenções realizadas pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Águeda.

“Estas obras, a par de tantas outras pelo concelho, resultam de uma sintonia muito grande entre a Câmara Municipal e as Juntas e Uniões de Freguesia”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que quando as duas entidades “remam para o mesmo lado, quando o único objetivo que as guia e norteia é apenas e só o bem-estar das populações e fazer o melhor que se pode em cada momento, é fácil”, porque se consegue “trocar anseios e fazer perceber dificuldades” e, no final, “a obra acontece”.

O Edil registou que estas obras de menor envergadura decorrem ao mesmo tempo que outras maiores se desenvolvem pelo concelho e que requerem uma maior disponibilidade financeira. “Este é o grande desafio, realizar as grandes obras que que nos capacitam a todos, que nos tornam num concelho ainda mais dinâmico, forte e competitivo”, ao mesmo tempo que se fazem “aquelas obras que, à escala do concelho são pequenas, mas à escala da comunidade são muito importantes, que têm esta proximidade, qualificam espaços, fazem a diferença e promovem as boas relações”.

Jorge Almeida salientou ainda a satisfação por ver o entusiasmo das populações que acompanharam cada inauguração, numa antevisão de que vão usufruir do espaço público que para elas foi criado, frisando que “ao requalificar estes espaços, valoriza-se a comunidade, as localidades, as freguesias e o concelho”.

Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, destacou, precisamente, esta parceria profícua com a Câmara Municipal. “Há uma congregação de esforços” e cujos resultados estão à vista, com a entrega destas obras, que envolvem ainda as forças vivas locais: “o associativismo, a comunidade e as empresas e o apoio imprescindível da Câmara Municipal”, sem os quais “não era possível a realização destas obras”.

“Este é o nosso objetivo e missão, angariar os recursos que a Câmara Municipal vai alocando e dar-lhes um destino adequado, aplicando-os com rigor”, sublinhou Filipe Falcão, defendendo que o trabalho que realiza é sempre “em prol dos cidadãos e do bem-estar das populações”.

“Ao proporcionarmos isto às populações, é para ser utilizado”, disse, apelando a que cada um tenha respeito pelos equipamentos e zele para que não sejam vandalizados.

No Largo Souza Baptista, em Arrancada do Vouga, a intervenção incluiu a pintura e requalificação de muros exteriores e de suporte, o corte de árvores envelhecidas e danificadas, a plantação de novas árvores e ainda a recuperação da cobertura e estrutura lateral do palco do recinto. No Carreiro, foi efetuada a requalificação de uma área junto à via pública, que possibilitou a criação de um espaço de lazer para a comunidade e ainda de lugares de estacionamento para servirem a população. Já no Largo do Carvalho, em Fermentões, para além das obras no edifício que ali se encontra, foram instaladas máquinas de exercício físico, requalificado o jardim, colocado um relvado sintético e dotado o campo de jogos de iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário