terça-feira, 2 de agosto de 2022

Politécnico de Coimbra instala polo do ensino superior em Cantanhede

Escola dinamizará formação na área das artes criativas.

O Instituto Politécnico de Coimbra vai instalar um polo em Cantanhede, no âmbito de uma parceria estabelecida com o Município. O protocolo de cooperação entre as duas instituições, aprovado na segunda-feira, 1 de agosto, em reunião de Câmara, surge na sequência da candidatura da instituição de ensino aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, aos quais a autarquia aderiu.
Designado Cantanhede Creative School, este polo de ensino superior proporcionará oferta formativa com vista ao desenvolvimento da área das artes criativas em todas as suas vertentes.
Esta parceria permite-nos abrir uma nova janela no projeto educativo alargado e integrado que preconizamos para Cantanhede, destaca a presidente da Câmara Municipal. De acordo com Helena Teodósio, “é um imperativo dos dias de hoje associar as dimensões de educação e formação ao desenvolvimento económico, social e cultural”, pelo que “faz todo o sentido potenciar sinergias com uma instituição de ensino superior de referência, como é o Instituto Politécnico de Coimbra”.
Para além de colocar Cantanhede no mapa da oferta formativa pós-secundário, a Cantanhede Creative School poderá também ajudar a fixar mais jovens no concelho, conclui.
Segundo o protocolo, válido por cinco anos, caberá ao Instituto Politécnico de Coimbra coordenar a Escola, nomeadamente na sua organização logístico-administrativa, desenvolvimento da oferta formativa e disponibilização do corpo docente, ficando ainda responsável por dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar.
Já o Município de Cantanhede compromete-se a proporcionar o espaço físico para a instalação do polo, bem como a alocar os recursos humanos necessários ao seu funcionamento.
Promover a oferta formativa na região e proporcionar condições para o envolvimento dos formandos em atividades dinamizadas pela autarquia e em outros projetos municipais, na área das artes e da criatividade, são outras das atribuições da Câmara Municipal de Cantanhede.
O programa “Impulso Jovens STEAM” tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens, através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior.
Já o “Impulso Adultos” apoia a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário