terça-feira, 2 de agosto de 2022

Exposição itinerante “O Futuro é Amanhã” já envolveu mais de 15 mil alunos da região de Viseu

Projeto de literacia ambiental voltou a percorrer os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões  

 


exposição itinerante “O Futuro é Amanhã”, um projeto de literacia ambiental implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, deu por concluído o seu segundo ano de itinerância pelo território. 


Desde o seu início, no ano letivo de 2020-2021, esta inovadora proposta pedagógica já esteve patente em 22 agrupamentos de escolas e nos 14 municípios da região, promovendo o conhecimento relativo às alterações climáticas junto de mais de 15.500 alunos e mais de 800 professores.

No que concerne ao ano letivo 2021-22, num ambiente descontraído e em contexto de fora de sala de aula, foram realizadas apresentações a mais de 7.000 alunos da região, tendo sido levadas a cabo 390 ações junto de 402 turmas do Ensino Básico e Secundário, envolvendo 7.177 alunos e 555 professores.


No ano letivo de 2021-22, a exposição esteve patente uma semana em cada Escola e Agrupamento de Escolas, com o objetivo de sensibilizar as comunidades escolares para a temática das alterações climáticas. A metodologia de apresentação associada à exposição teve por base o lançamento de questões e desafios simples, capazes de cativar a atenção e de estimular atitudes e comportamentos que atenuem os impactos negativos das alterações climáticas no território. 


Esta iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões insere-se na estratégia do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) e está também enquadrada no Projeto de Promoção do Sucesso Educativo “Valoriza-te” – um projeto integrado de combate ao insucesso e abandono escolar, que potencia as redes colaborativas de escolas e municípios, através da partilha de recursos e da convergência de ações.


"Ano após ano, esta iniciativa tem vindo a conquistar os nossos alunos para uma temática que afeta diretamente o nosso quotidiano e o nosso território, que são as alterações climáticas”, afirma o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.


Esta exposição itinerante vem complementar e consolidar, junto dos mais novos e da comunidade escolar, diversos projetos desenvolvidos pela CIM Viseu Dão Lafões no âmbito da proteção civil intermunicipal, baseados na adoção dos princípios da sustentabilidade ambiental e da coesão territorial”, acrescentou o responsável.


No próximo ano letivo, a exposição "O Futuro é Amanhã" irá continuar a sua itinerância, procurando sensibilizar a população em idade escolar para o impacto das alterações climáticas em Viseu Dão Lafões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário