terça-feira, 2 de agosto de 2022

Proença-a-Nova | Clube de Caçadores promove 1º Grande Prémio em Trap 5 no Campo de Tiro

 

O Clube de Caçadores do Concelho de Proença-a-Nova promoveu o 1º Grande Prémio em Trap 5 (50 pratos) no dia 31 de julho, numa competição ganha por Nuno Lacão, do Clube de Tiro Desportivo do Crato, tendo ainda participado na final atletas de clubes de Santiago do Cacém, Portalegre, Leiria e Vale das Pedras (Ota). Os primeiros seis classificados receberam um troféu em que é visível a escultura “A Cortiçada”, de Carlos Farinha, existente no Largo da Devesa, em Proença-a-Nova. João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal, contextualizou os presentes quanto à Lenda da Cortiçada e a nova interpretação que se pretende dar, nomeadamente no desejo de alcançar o que está mais além, um pouco como fazem os desportistas. Deu os parabéns aos vencedores e destacou as condições renovadas do Campo de Tiro para provas como aquela que ali se realizou.

Também os responsáveis pela competição, Davide Rodrigues e Nuno Filipe, fizeram um balanço positivo da prova que envolveu mais de 50 atletas vindos de vários pontos do país. “Houve pessoas que fizeram mais de 300 quilómetros para vir aqui”, referiu Nuno Filipe, acrescentando que o tiro é uma modalidade em expansão a nível regional e nacional, com impacto na utilização do Campo de Tiro da Nave à Metade que foi dotado, em 2021, de cinco novas máquinas de lançamento de pratos. “Os resultados que hoje tivemos, de 50 em 50, 48 em 50 e 47 em 50, vêm ditar isso mesmo: se não houvesse condições ideais não se conseguiam atingir estes objetivos”, adiantou, por sua vez, Davide Rodrigues, campeão do mundo em 2020 em Trap 5.

Com quase 30 atletas a representar o Clube de Caçadores do Concelho de Proença-a-Nova nesta modalidade, a equipa está a competir pela primeira vez em provas locais e regionais: “terminámos o Campeonato Regional em terceiro lugar por equipas e o Davide ficou classificado em terceiro lugar individual. Estamos a concluir o Campeonato Nacional e tudo indica que estaremos nos lugares cimeiros, ainda falta uma prova”, adianta Nuno Filipe. Ainda que a maior parte dos atletas seja do concelho, há também desportistas de outras partes do país, por exemplo o atual campeão da Europa, Tiago Gomes, é de Pombal. O investimento nas cinco novas máquinas, realizada pelo Município, transformou o Campo de Tiro da Nave à Metade no único com estes equipamentos num raio de 150 quilómetros, trazendo, por isso, muitos atletas para treinar, inclusivamente de Espanha: “nós recebemo-los o melhor que podemos e é assim que nós vemos o tiro, não só a parte competitiva, que sem dúvida é importante, mas criar um espaço onde as pessoas possam conviver, sejam bem recebidas e possam desfrutar deste património natural”, afirma Nuno Filipe.

Depois da compra dos novos equipamentos, os dois atletas têm já um novo projeto que querem implementar no campo de tiro: a construção de um segundo fosso com cinco máquinas para que o campo possa ser utilizado em competições a nível regional. Para além disso, “vamos continuar a dinamizar o tiro, essa é a nossa função, continuar a batermo-nos por melhorarmos as condições que existem e é um trabalho árduo para o qual nós e os nossos parceiros estamos dispostos a contribuir”, refere Davide Rodrigues. “E estamos a trabalhar para federar novos atletas”, complementa Nuno Filipe. Para os interessados, o Campo de Tiro da nave à Metade está aberto às quintas-feiras, sábados e domingos a partir das 14h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário