sexta-feira, 31 de março de 2023

Cantanhede | Integrado no projeto Tardes Comunitárias- Biblioteca Municipal promove sessão com Manuel Cidalino Madaleno

 

Mais de seis dezenas de pessoas assistiram, ontem, dia 29 de março, à sessão das Tardes Comunitárias dedicada ao tema “Curiosidades da história de Cantanhede: a evolução do centro urbano”. Promovida pela Biblioteca Municipal, a iniciativa que acolheu bastante interesse junto do público presente, contou com a apresentação de Manuel Cidalino Madaleno, professor e autor de uma vasta obra literária relacionada com a história gandaresa e bairradina.

O escritor abordou várias questões relacionadas com a evolução do centro urbano da outrora vila de Cantanhede ao longo dos séculos, recorrendo para o efeito a factos históricos e a registos fotográficos antigos.

Manuel Cidalino aproveitou, ainda, a ocasião para partilhar um conjunto de aspetos relevantes da realidade sociocultural do vasto território do concelho de Cantanhede, a partir de um aturado trabalho de pesquisa e recolha de informação em publicações da imprensa local e em outras fontes que reportam a um período temporal que vai desde antes do século 19, até finais do século 20.


Nascido em Febres, em 1953, Manuel Cidalino Cruz Madaleno concluiu o curso da Escola do Magistério Primário de Coimbra em 1972. Obteve, posteriormente, o Diploma Superior de Estudos Franceses e os graus de Licenciatura e de Mestrado em Ciências da Educação, na Universidade de Lille (em cujo Departamento de Educação Permanente lecionou), bem como a Licenciatura na variante de Português-Francês. Traduziu várias obras para a língua portuguesa, colaborando em revistas e jornais editados em Portugal e na França.

Manuel Cidalino Madaleno é autor do ensaio Educação ou Armadilha Pedagógica? (2006), de um extenso Contributo para a História do Território da Primitiva Freguesia de Febres e 10 volumes da Coleção Construir a Memória da Região de Cantanhede.

Em Tardes Comunitárias

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .

O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário