Os alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova participaram em duas iniciativas de aconselhamento e orientação escolar e profissional, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) 2.0 desenvolvido pelo Município de Proença-a-Nova, em conjunto com o Agrupamento de Escolas, a 22 e 23 de março.
Com o objetivo de prestar informação, aconselhamento e orientação escolar e profissional, a 22 de março, a Associação Inspiring Future, em cooperação com o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas, proporcionou quatro workshops, no âmbito da ação 1.11 Lab ProFuture do PIICIE 2.0.
Na primeira sessão, "Acesso ao Ensino Superior”, através de uma linguagem simples e dinâmica, foram apresentados aos alunos do 12.ºA e 12.ºB, os 10 passos para a candidatura ao Ensino Superior, preparando-os assim para a próxima etapa da sua vida académica. De seguida, os mesmos alunos participaram no workshop "Mercado de Trabalho: Como sobreviver de salto alto e gravata?", durante o qual foram alertados para a necessidade de desenvolverem competências de natureza técnica e comportamental, que lhes possam dar vantagem em contexto laboral, que se tem vindo a revelar cada vez mais competitivo.
Ainda durante o período da manhã, os alunos do 11.ºA e 11.ºB participaram no workshop “Procura de Informação: Procurar ou Desesperar?”, durante o qual foi reforçada a importância de desenvolverem competências de espírito crítico no momento de pesquisa de informação, explicando-lhes como poderão recolher informação e, ao mesmo tempo, como tratar e priorizar os dados recolhidos.
No último workshop do dia “Conhecimento do Mercado de Trabalho: Faz-te à vida” direcionado aos alunos dos Cursos Profissionais (1.º ano CP TGEI e 2.º ano CP TIGR/TRB), foi reforçada a importância de desenvolverem competências de autoconhecimento (valores, objetivos, etc.), sendo esta preparação pessoal essencial para enfrentarem o mercado de trabalho.
A 23 de março, os alunos do 12.º A e 12.º B rumaram à capital para conhecerem a maior feira de educação, formação e empregabilidade do nosso país. A visita de estudo à Futurália apresenta múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas, procurando facilitar o acesso à informação e apoiar os jovens nos seus processos de tomada de decisão relativamente ao seu futuro pessoal e profissional. Para além de contar com a presença de várias Instituições de Ensino Superior (Universidades e Institutos Politécnicos) e de várias organizações/empresas nacionais e internacionais, com a dinamização de workshops e da partilha de experiências, teve ainda uma componente lúdica associada (atividades e atuações artísticas).
Estas iniciativas estão enquadradas na medida 1.11 Lab ProFuture do projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, ambos cofinanciados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).
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