As obras de requalificação e ampliação do quartel do Destacamento Territorial da GNR de Anadia foram inauguradas, no dia 24 de março, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Um investimento superior a um milhão e duzentos mil euros.
A intervenção permitiu uma reorganização de todo o espaço interior, criando assim uma maior funcionalidade dos serviços, tanto para os militares como para os cidadãos. No rés-do-chão funcionam os serviços adstritos ao Posto Territorial e os serviços gerais do quartel, enquanto que, no primeiro andar, encontram-se as valências afetas ao Comando do Destacamento Territorial e o dormitório. Na parte de trás do edifício, foi criado um novo espaço de apoio, nomeadamente garagens, áreas técnicas e arrecadações.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de agradecimento público à Secretaria Geral da Administração Interna e à Guarda Nacional Republicana pela disponibilidade e colaboração institucional, bem como ao Ministério da Administração Interna, que autorizou e homologou todos os contratos que foram estabelecidos.
Maria Teresa Cardoso realçou “as excelentes condições de trabalho” que os militares da GNR têm a partir de agora, com o renovado espaço, contudo, alertou o Ministro da Administração Interna para a necessidade de se recrutarem “mais efetivos” para o Posto, assim como para a necessidade de dotá-lo de mais e melhores equipamentos, nomeadamente de “viaturas novas”, para que, dessa forma, “possam responder a todos os níveis de intervenção como o patrulhamento, fiscalização ambiental, investigação policial ou criminal, e também reforço e apoio na vigilância e deteção de incêndios”.
A autarca reiterou ainda que o Município de Anadia tem em curso um projeto para a instalação de videovigilância no Parque Urbano da cidade. “Aguardamos que seja aprovado e autorizada a sua execução, uma vez que, está em causa a salvaguarda e a proteção de bens e pessoas num espaço urbano, recentemente construído”, adiantou.
Na sua intervenção, José Luis Carneiro deixou também um agradecimento público à autarquia pela disponibilidade para o estabelecimento deste tipo de acordo para a requalificação das instalações, bem como toda a agilização dos procedimentos para a concretização da intervenção. Relativamente à necessidade de novas viaturas, o membro do Governo anunciou que, neste momento, está a decorrer o respetivo procedimento para a aquisição das mesmas.
De salientar que a requalificação e ampliação do quartel decorreu, no âmbito de um Contrato de Cooperação Interadministrativa, entre o município, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana. Durante o período em que decorreram as obras, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia funcionou, provisoriamente, na antiga Escola Smecundária de Anadia (Colégio Nacional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário