quarta-feira, 27 de março de 2024

DE 13 A 21 junto ao Templo Romano. FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA REGRESSA EM ABRIL


A autora Ana Markl e o poeta João Luís Barreto Guimarães são duas das presenças que marcam a abertura da Feira do Livro de Évora, no próximo dia 13 de abril. Desde esta data, até 21 de abril, muitos outros nomes preenchem o programa literário da iniciativa. À volta do eborense A. M. Galopim de Carvalho decorrem várias atividades e este apresentará, na Feira, o seu mais recente livro. A escritora e argumentista Sara Rodi, também nascida e com raízes em Évora, irá estar presente para um encontro com os seus leitores e para uma sessão de autógrafos. O mesmo fará o escritor de policiais, Nuno Napumoceno.
Adicionalmente, são alvos de ações de homenagens póstumas o dramaturgo e ensaísta Luiz Francisco Rebello e o escritor Luís Carmelo, este natural de Évora.
A maratona de leitura transfronteiriça, uma das iniciativas que já tem lugar de destaque na Feira do Livro, vai também voltar nesta edição, este ano com a participação de alunos de escolas de Évora e da cidade espanhola de Mérida.
A par desta última, em todas as atividades, a escrita, a leitura e a narração oral sustentam a programação da Feira do Livro. Esta inclui apresentações de livros, mesas-redondas, oficinas, performances, sessões de histórias, entre outras propostas, destinadas quer ao público em geral, quer ao público infantil, em contexto escolar e também familiar.
Mesmo os momentos de animação cultural têm um cariz literário bem patente, como é o caso dos dois espetáculos de rua agendados para o primeiro dia da Feira, 13 de abril, um ao fim da manhã e, outro, ao final da tarde, protagonizados pela companhia Teatro Só, em que, respetivamente, uma história de amor e uma performance poética deslumbram os espetadores.
O espetáculo Ficheiros Secretos, programado para dia 15, no Teatro Garcia de Resende, que surge do livro homónimo do escritor e jornalista Luís Osório, é também uma criação cultural que se cruza com a literatura e que a Feira traz a Évora em 2024.
Livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país e diversas instituições, ocupam os espaços de venda e de exposição da Feira, no horário das 10h00 às 20h00, nos fins de semana, e das 11 às 20h00, nos dias de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário