segunda-feira, 15 de julho de 2024

Autenticidade ou Cosmética? Transparência e Impacte nas Organizações Sociais


“Alimentar uma causa” uma parceria entre a Fundação Serralves e a Universidade Católica

“Autenticidade ou Cosmética? Transparência e Impacte nas Organizações Sociais” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que terá como orador Filipe Pinto, coordenador da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa, e que se realiza a 21 de julho, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.
“Os conceitos de Transparência, Prestação de Contas e Impacte Social assumem crescente visibilidade no setor das organizações sociais e são cruciais para a sua credibilização e valorização,” refere Filipe Pinto, coordenador da Área Transversal para a Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto, explicando que “são conceitos que estão intimamente ligados, sendo esperado que as organizações sejam abertas e capazes de responder perante as promessas de impacte social que assumem perante os seus stakeholders chave.”

Nesta medida, a accountability (prestação de contas transparente) é uma relação concreta entre duas ou mais partes. E, uma vez que as organizações sociais têm de lidar com múltiplas accountabilities: aos doadores que fornecem recursos, aos reguladores responsáveis por certificações, aos beneficiários que usam os seus serviços, aos parceiros que cooperam em projetos, aos recursos humanos internos que investem os seus talentos e tempo, e aos membros que esperam ser representados, é a gestão dessa multiplicidade de stakeholders, com diferentes interesses e expectativas de accountability, por vezes, até incompatíveis, que coloca às organizações sociais desafios sérios que não podem deixar de enfrentar.

Nesta sessão, Filipe Pinto irá falar sobre o projeto Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas, promovido pela Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que tem procurado dar resposta a algumas perguntas como: Como é que as organizações sociais têm estabelecido as suas prioridades de accountability? Quem têm priorizado? O que as move? Principalmente motivados por razões externas? Com ênfase em resultados imediatos ou na mudança social esperada? Com que critérios?

O projeto Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas, em curso desde 2020, assume a transparência e a prestação de contas como pedras basilares na legitimação das organizações sociais, pelo potencial que contêm de contribuir para o fortalecimento da confiança no próprio sector e para a reconfiguração das relações com outros sectores em busca de valores partilhados. É necessário, por isso, compreender melhor conceitos e práticas, sobretudo porque nos parece impulsionarem novos deslumbramentos, itinerários e evoluções.

A sessão “Autenticidade ou Cosmética? Transparência e Impacte nas Organizações Sociais” integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, decorre no próximo dia 21 de julho, às 11h, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Mais informações disponíveis em: www.porto.ucp.pt e www.serralves.pt
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21 de junho | 11 horas | Biblioteca da Fundação de Serralves
Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”
“Autenticidade ou Cosmética? Transparência e Impacte nas Organizações Sociais”
Filipe Pinto, coordenador da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa

*Fernanda Teixeira

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