segunda-feira, 15 de julho de 2024

Processo inovador de reciclagem de resíduos em exposição em Aveiro; Condicionamentos de trânsito para o Festival dos Canais; Ondas de São Jacinto consagram novo campeão nacional de surf


I – Processo inovador de reciclagem de resíduos em exposição em Aveiro
A exibição, de entrada gratuita, explica como é feito o reaproveitamento de resíduos recolhidos no distrito de Aveiro e que possibilitará a criação de novos objetos. Estará patente até 25 de agosto na Casa Municipal da Cidadania

Aveiro, 15 de julho de 2024 – A Câmara Municipal de Aveiro no âmbito da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura apresenta PRIMA - Resíduos como Matéria-Prima, uma exposição sobre o processo inovador de reaproveitamento e de transformação de resíduos de cerâmica, cortiça, papel e plástico para a criação de novos objetos. A exibição, que tem como objetivo repensar o modo de ver e reutilizar os resíduos de forma sustentável, estará patente até 25 de agosto, na Casa Municipal da Cidadania. A entrada é gratuita.
PRIMA - Resíduos como Matéria-Prima está organizada em três momentos que explicam as várias fases do processo de transformação: começa pela fase de recolha de resíduos e de exploração das matérias-primas, seguindo-se a transformação dos resíduos em amostras de materiais até à criação de novos objetos. Na exposição podem ser vistos, por exemplo, diferentes copos que contêm pó da fábrica Grestel e de cascas de amêijoas brancas da costa de São Jacinto, criados em colaboração com a ceramista de Ílhavo (Região de Aveiro) Inês Soares, do atelier Aquiles Cerâmica.
PRIMA é um projeto de investigação e design experimental da designer Irena Übler. A artista utiliza resíduos recolhidos na Região de Aveiro, que transforma em peças que refletem o caráter distinto desta zona do país, promovendo a ligação entre a cultura, a criatividade e a inovação, bem como a economia circular e a sustentabilidade ambiental.

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:

II – Condicionamentos de trânsito para o Festival dos Canais

A Câmara Municipal de Aveiro informa que, no âmbito da edição 2024 do Festival dos Canais, estão previstos alguns condicionamentos de trânsito motivados pela realização de várias atividades em diferentes espaços da Cidade. As zonas mais afetadas (e que são listadas infra) são o Cais da Fonte Nova, Rossio, Praça Marquês de Pombal, Largo de São Gonçalinho e algumas ruas adjacentes ao Museu de Aveiro / Santa Joana.

Assim sendo, será necessário efetuar alguns cortes de trânsito, que divulgamos de seguida:

Arruamento
Dia(s)
Hora(s)
Cais da Fonte Nova
15 a 22 de julho

Permanentemente cortado Acesso ao Largo de São Gonçalinho

17 e 18 de julho
19 e 20 de julho
17h50 às 18h15
18h20 às 18h45

Rua do Capitão João de Souza Pizarro

18 de julho
19 de julho
22h30 às 23h30
22h00 às 23h00

Rua Dr. Bernardino Machado

19 de julho
22h15 às 23h20

Rua João Afonso de Aveiro

19 de julho
22h15 às 23h20

Rua Dr. Barbosa de Magalhães

19 de julho
22h15 às 23h20

Rua Dr. Nascimento Leitão

19, 20 e 21 de julho
15h30 às 16h45

Recorde-se que o Festival dos Canais terá lugar de 17 a 21 de julho. Consulte a programação em: https://www.festivaldoscanais.pt/

Pro Junior Tour – sub-20
III – Ondas de São Jacinto consagram novo campeão nacional de surf
A localidade de São Jacinto recebeu, no passado sábado, dia 13 de julho, a 3.ª etapa do Junior Tour de surf, onde competiram 60 atletas Sub-20, vindos de todo o país.
Com a prova a concentrar-se toda no sábado, em virtude das condições do mar, na Praia de São Jacinto, o foco estava colocado nas contas do ranking masculino, onde Francisco Ordonhas era o mais direto perseguidor de Martim Nunes, tentando impedir o título antecipado do surfista lisboeta.
Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, o triunfo no Projunior Aveiro, terceira e penúltima etapa do Junior Tour 2024. Um desfecho que valeu a Martim Nunes a conquista antecipada do tricampeonato nacional Sub-20, enquanto Maria Salgado se isolou na liderança do ranking feminino.
A terceira etapa do Junior Tour foi uma prova organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração do Instituto Português da Juventude, Fundação do Desporto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e do Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto.
A Praia de São Jacinto e o Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto voltaram a ser palco de mais uma prova de surf nacional, apostando na promoção das excelentes condições do território e desta importante infraestrutura de apoio ao surfing.


*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário