domingo, 8 de fevereiro de 2026

ADASCA comemorou o seu 19º. Aniversário no dia 7 de Fevereiro (Fotorreportagem 2ª. Parte)


Apesar do tempo que se fez sentir, vento forte e chuva torrencial o evento foi totalmente cumprido.
Registámos 42 inscritos, destes resultaram 34 aprovados, 6 doaram pela primeira vez, 6 suspensões temporárias e 2 eliminados definitivamente.
Como foi amplamente divulgado, a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA), comemorou o seu 19º. Aniversário no dia 7 de Fevereiro, data em que foi celebrada a escritura pública que deu origem à sua existência.
A cerimónia decorreu junto à actual sede provisória no Mercado Manuel Firmino e contou com o seguinte programa:
A Sessão para a dádiva de sangue seguiu o modelo habitual: a primeira das 9 às 13 horas, e foi retomada às 15 até às 19 horas.
Os convidados começaram a chegar às 14 horas, onde foram assinados dois protocolos, sendo um com Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAV), representada pela sua Presidente da Direção Joana Francisca Costa Soares Regadas, o segundo com Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), representado pelo seu Diretor, Padre Dr. Rui Jorge Coutinho de Melo Neves Barnabé, proporcionando melhores condições e acessibilidades para os alunos da UA aderirem à dádiva de sangue.
Nesta cerimónia estiveram presentes: Dra. Maria Antónia Escoval, Presidente do CD do IPST, Dr. Paulo Benvindo, Assessor do CD do IPST, Área da Comunicação, Dra. Cristina Caeiro do CST de Coimbra, Dr. Manuel Janicas, Presidente do Conselho Fiscal da ADASCA, Dr. Humberto Rocha, Presidente da Assembleia Geral, Dra. Lúcia Borges, Directora da Imunohemoterapia do Hospital de Aveiro, Dra. Catarina Almeida da Imunohemoterapia do Hospital de Aveiro, Prof. Dr. Artur Silva - Vice-Reitor da UA Prof. Dr. Francisco Amado, Director das Ciências Biomédicas, Sr. Bruno da Ferreira, Presidente da União das Freguesias da Glória e Vera Cruz, Dr. Miguel Capão Filipe, Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, as restantes individualidades por motivos imprevistos ou por causa das condições climáticas adversas não compareceram, o que é perfeitamente compreensível.
A cerimónia contou com partir o bolo de aniversário, um Aveiro de Honra, entre outros aperitivos.
A ADASCA realizou em 2025 cerca de 108 brigadas, destas resultaram 4825 previsões, dadores inscritos 3832, dadores aprovados 3033, não aprovados 799, num total de 3832.
Por motivos da mudança de instalações, registámos um quebra substancial da presença de dadores, como ainda nas actuais, relacionados com as dificuldades de estacionamento e, consequentemente relacionadas com as multas pela Policia Municipal.
Em nome da Direcção, o nosso Obrigado a todos quantos nos honraram com a sua presença, com destaque para os dadores que se deslaçaram ao Posto Fixo para efectuarem a sua dádiva de sangue, provenientes das mais diversas localidades: Vagos, Ílhavo, Águeda, Eixo e Angeja. Verdadeiros Heróis, o temporal não os demoveu. OBRIGADO.









*Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA



Nenhum comentário:

Postar um comentário