sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Colheita de Sangue Dia 28 no Posto Fixo da ADASCA, entre as 9 horas e as 13 horas

Doar sangue: Um gesto de amor e solidariedade ao próximo 
No nosso organismo, circulam cerca de 5 a 6 litros de sangue.  Destes litros, são apenas colhidos 450 mililitros no momento da doação sanguínea.  Esta quantidade não fará falta ao dador, pois o organismo rapidamente repõe o sangue que foi doado.
Mulheres podem doar sangue de 4 em 4 meses, e homens podem doar de 3 em 3 meses. Não demora mais do que 30 minutos, uma doação de sangue, pouquíssimo tempo para um gesto que pode salvar uma vida. Pode doar sangue quem tenha entre 18 e 65 anos, sendo que a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos de idade.
Não devem doar sangue os utilizadores de drogas por via endovenosa, os portadores dos vírus do hepatite B e C, os seropositivos, pessoas com epilepsia, hipertensos graves, insulino-depedentes, diabéticos e pessoas submetidas a tratamentos com hormona do crescimento, bem como pessoas que se submeteram a cirurgia nos seis meses anteriores.
Para segurança, todos os candidatos que decidirem doar sangue serão alvo de uma triagem, respondendo um questionário confidencial, onde será estabelecido se a pessoa é ou não, apta a doar. Este questionário será analisado por um médico, alem disso o sangue que é doado passa por exames laboratoriais para segurança de quem irá recebe-lo. Após a triagem, profissionais capacitados colherão  o sangue do doador, serão utilizados na colheita, materiais descartáveis e estéril, visando evitar o risco do doador contrair doenças.
Logo antes da doação, o dador deverá ingerir uma refeição leve, um sumo, e uma sandes, e logo após também será servido um pequeno lanche. Após a doação, o dador deverá evitar fazer esforços físicos, expor-se ao sol, e  ficar em pé muito tempo. Deverá alimentar-se bem, descansar, abster-se de bebidas alcoólicas e do fumo, ingerir bastante  líquido (água mineral, sumos, etc), e retornar as suas actividades normais de trabalho após 24 horas da doação.
São três os componentes do sangue, e cada um desempenha função vital no organismo:
Glóbulos Vermelhos: Responsáveis pelo transporte de oxigénio no corpo
Plaquetas:  Responsável pela coagulação do sangue, intervém numa hemorragia, estacando o sangue.
Glóbulos Brancos: Ajuda no combate aos agentes infecciosos.
Há dois processos de colheita: um é dádiva total ou dádiva por aférese.
O mais comum, e o que é feito com maior frequência é a Dádiva Total.
Dádiva total: Numa  colheita se obtém  todos os componentes sanguíneos, sendo posteriormente separado o plasma, as plaquetas, e os glóbulos vermelhos. Posteriormente também sendo encaminhado a doentes necessitados.
Dádiva por aférese: Os componentes do sangue são colhidos separadamente com recurso de um equipamento automático apropriado Pode-se neste processo colher as plaquetas, ou o plasma separadamente. (A doação destes componentes será feito a doentes, com doenças especificas). Neste caso de doação, o doador tem pré-requisitos específicos para doar o sangue, que será avaliado também por um médico, mediante a triagem.
Há quatro tipos de sangue: A, B, AB e O.
Também temos o factor RH (Rhesus) = positivo (RH+) ou  negativo (RH-)
É a conjugação entre o grupo sanguíneo e o factor rhesus que determinará  a compatibilidade entre o doador e o receptor.

Dê sangue e salve uma vida.

Consulte os sites:


Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO ATÉ FINAL DO ANO DE 2015? O Mapa de Brigadas para o ano de 2016 já está disponível no site da ADASCA indicado abaixo.

Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133
 BLOG: LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário