sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

360º - A grande descoberta científica que prova Einstein, o pequeno passo para a paz na Síria e notícias de outra gravidade por cá

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Um pequeno passo rumo à paz na Síria. Foi a notícia do início da madrugadao Grupo Internacional de Apoio à Síria (que inclui 17 países, entre eles os EUA, a Rússia e toda a Liga Árabe) anunciou para daqui a uma semana um cessar-fogo no conflito do país, que já dura há 11 anos e matou ou feriu 11,5% da população. O paragem das hostilidades não implica, contudo, a suspensão dos ataques ao Estado Islâmico. E ainda é preciso que todas as partes honrem os compromissos. Por isso o El País lhe chama um acordo frágil, o The Guardian diz que ainda há questões importantes por resolver e o NYT fala apenas numa oportunidade para parar a brutalidade.

Por cá, o debate quinzenal de hoje de manhã no Parlamento -- queaqui seguiremos em direto como habitual --, vai seguramente andar à volta dos avisos do Eurogrupo (já lá volto). Passos lançou o tom ontem à noite em Almada, usando e abusando da ironia: falou dos tempos em que lhe chamavam "uma espécie de lacaio de Bruxelas" e garantiu que não é "adivinho" mas que já estava à espera do que aconteceu. 

Apesar das dúvidas sobre se Portugal vai cumprir as metas orçamentais (e do que isso pode implicar em novas medidas), o PS quer insistir na baixa da TSUescreve a Liliana Valente.

E começam a chegar as más notícias. O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) vai subir já amanhã, após a portaria que define o agravamento ter sido publicada esta sexta-feira. Consequência:os preços aumentam mais 7 cêntimos hoje à meia-noite. O melhor é atestar antes.

O empréstimo de Portugal à Grécia pode estar em risco. O OE prevê 106 milhões de euros para o programa de assistência financeira grego, mas o PCP é contra e o BE está a analisar o artigo. A verba pode ser assim suspensa, noticia a Helena Pereira. Isto quando o FMI diz que, sem reformas ou perdão da dívida, a Grécia pode mesmo sair do euro.

Outro tema preocupante: 16% dos jovens considera que é "normal forçar o/a companheiro/a a ter relações sexuais" e 22% não reconhecem a violência no namoro. Estes são dois dos dados do estudo levado a cabo pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que inquiriu cerca 2.500 jovens, entre os 12 e os 18 anos, de Braga, Grande Porto e Coimbra. 
Hoje há um encontro histórico em Cuba. O Papa Francisco reúne-se com o patriarca ortodoxo russo Kirill. É a primeira vez que os líderes se encontram desde que as suas duas igrejas, a católica e a ortodoxa, se separaram em 1054, há dez séculos.

Informação relevante
Histórico foi o que aconteceu também ontem para a ciência.Ver confirmada uma teoria 100 anos depois é só para génios, como Einstein. Este é o som do choque de dois buracos negros que vem provar a existência de ondas gravitacionais, descrita na centenária teoria da gravidade geral. Trata-se de uma das maiores descobertas científicas na área da astronomia, que pode mudar a redescoberta do Universo, como explicou a Marta Leite Ferreira.

No dia em que se voltou a gritar Eureka, o Observador preparou-lhe vários artigos sobre esta descoberta marcante 
e sobre o homem, o génio, que lhe está na base. Pode começar por este Explicador, sobre o que são e para que servem as ondas gravitacionais. Se é mais pragmático, saiba como é aplicada no nosso dia a dia a teoria da relatividade ou entenda de vez o que ela representa através destas dez perguntas. Quanto ao cérebro único de Einstein, tem estas nove curiosidades e pode ver como era a sua vida nestas fotos surpreendentes.

Notícias de outra gravidade, não tão importante para a humanidade, mas importante para os portugueses e para o Governo de António Costa e Mário Centeno: Eurogrupocolocou dúvidas, muitas dúvidas, de que o Orçamento português cumpra as metas orçamentais. E, se tal não acontecer, serão necessárias medidas adicionais. O ministro das Finanças desvalorizou primeiro (não, não é preciso mais nada), mas depois tranquilizou os mercados (acrescentará o que for necessário para cumprir). Vem aí plano B?

Talvez. Até porque há que contar com a instabilidade da dívida portuguesa, vulnerável à vaga de aversão ao risco que está a assolar os mercados internacionais: a taxa de juro disparou ontem mais de 70 pontos, para quase 4,5%. O que é que passa para Portugal estar de novo do olho do furacão? O Edgar Caetano explica, muito bem explicadinho. O melhor, portanto, é levar a sério o aviso de Schäuble: "Os mercados já estão a ficar nervosos com Portugal", alertou ele.

Outras teorias. Vem aí livro ("Dias do Fim") em que Ricardo Salgado dá a sua versão sobre a queda do BES. A editora já avançou algumas passagens, como esta: “A pessoa que me falou, pela primeira vez, do Dono Disto Tudo foi o Manuel Pinho. Ele contou-me ´Sabe como lhe chamam agora? Dizem que é o Dono Disto Tudo´". O resto são os chamados ataques-defesa.

Foi o fundador da TAP e o homem que modernizou e expandiu os aeroportos do país. Muito antes de se tornar o General sem Medo, criou rotas de Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo), conquistou para Portugal o controlo do tráfego aéreo do Atlântico Norte, colocou os Açores à escala do mundo através do aeroporto de Santa Maria, deixou o sua marca na aviação civil. Em sua homenagem, a partir de maio, aeroporto de Lisboa vai chamar-se Humberto Delgado. A notícia surgiu no dia em que a semi-reversão da TAP levou o ministro Pedro Marques aoParlamento para explicar as três mudanças em sete meses no modelo de negócio.
No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto as relações do Reino Unido com a Europa a propósito do próximo referendo sobre a permanência na União Europeia. Para além do enquadramento histórico, vale a pena ouvir Jaime Gama explicar como a negociação que David Cameron está a ter com Bruxelas pode abrir outros caminhos ao processo de integração europeia, o que, se tudo lhe correr bem, pode até fazer com que Cameron acabe como um moderno herói europeu. Cameron recebeu, entretanto, uma carta de mais de 130 conselheiros a avisar dos riscos que podem destruir o seu partido com o referendo, conta o The Telegraph.
Já Rui Tavares falou sobre a Europa par dar alguns recados internos. Não pode haver "falsa escolha" entre a permanência e a saída da UE, escreveu o líder do Livre no Público, daí que tenha atacado a esquerda "numerosa em Portugal" que defende a desintegração europeia.

Tenho mesmo de voltar a Espanha, é já um clássico. Porque Rajoy se encontra hoje com Sánchez depois de ontem lhe ter apresentado (e a Rivera, do Ciudadanos) cinco pontos para um acordo. E porque, entretanto, o Podemos tentou puxar o PSOE para a esquerda com novas propostas para uma aliança. Enquanto as negociações não dão em nada, as finanças do PPcontinuam a ser investigadas, contou o El País.
 
Os nossos Especiais
Esta noite há clássico na Luz. O Benfica quer manter a liderança (onde está empatado com o Sporting) e o FC Porto quer recuperar a distância que já vai em seis pontos e fez cair Lotopegui. "Um treinador nunca ganhou na Luz, outro nunca venceu os portistas. Um mal tem centrais, o outro estará no radar de chineses. E antes, andaram a picar-se com vídeos",é assim, em sete pontos, que o Diogo Pombo antecipa o jogo. Vai ser quentinho e está esgotado.

Antes das legislativas chamava-se "Costa, Futuro PM". Depois da formação do Governo PS passou a chamar-se "Costa_o Primeiro".A conta satírica e de paródia ao primeiro-ministro no Twitter foi suspensa pela rede social. Os autores da página não foram notificados. O PS garante que não fez qualquer denúncia. Uma bela história do Miguel Santos.

Já o David Almas voltou a fazer uma seleção de bons investimentos. Diz ele que o património não tem de estar sempre dividido entre ações e obrigações dos mercados desenvolvidos. E por isso sugere 7 fundos estranhos para condimentar as carteiras, entre robôs e dívida africana.

Notícias surpreendentes
Partiu há um mês e continuamos a falar dele. Na memória continua aquela foto de um David Bowie sorridente e feliz,  prestes a lançar o seu último disco, Blackstar, dois dias antes de morrer. Espreite esta e outras 22 últimas imagens em vida de grandes celebridades.

Mudemos de assunto para temas mais felizes, que hoje já é sexta-feira. Não é todos os dias que podemos provar um vinho — cheirá-lo, agitá-lo e levá-lo à boca — sem abrir uma garrafa. Agora passa a ser possível, graças a um novo gadjet: o Coravin. Ora veja lá se não dá jeito.

Pode ficar em casa a saborear um bom vinho, até porque o fim de semana promete ser de muito mau tempo. Mas há sempre uma boa alternativa para se divertir e aproveitar. Esta semana, guia de sugestões é da Rita Cipriano e inclui concertos, festas de chocolate e até tricô. E se é fã de lampreia, como já é época do bicho feio, saiba onde comê-lo.

E porque domingo é Dia dos Namorados, ficam mais duas dicas da equipa do Lifestyle. Uma: nunca, mas nunca, use estasfrases. Duas: pode, e deve, inspirar-se nestes 7 gestos românticos do antigamente.

Já sabe, vamos estar aqui ao longo do dia de hoje e no fim de semana para lhe dar toda a informação. Aproveite para descansar, para namorar no S. Valentim ou simplesmente para fazer o que mais o deixa feliz. Uma ajuda? Ler sempre oObservador. Para a semana, volta a estar consigo o Miguel Pinheiro. Fica bem entregue. 

Bom fim de semana!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário