quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

360º - Na estrada com Assunção Cristas. E a guerra dos taxistas contra a Uber

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Um grande Hello de Adele, desde Londres. A cantora arrasou nos prémios da música  britânica, os Brit Awards, ganhando quatro categorias: melhor canção, melhor álbum, melhor artista britânica e mundial.

Por cá, o interrogatório a Orlando Figueira, o ex-procurador suspeito de favorecer figuras de Angola em casos que investigava, será retomado esta manhã, depois de ter sido interrompido ontem à noite. Manuel Vicente, vice presidente angolano, braço direito de José Eduardo dos Santos e apontado como seu sucessor, está indiciado por corrupção ativa no processo. As ondas de choque diplomáticas devem estar para chegar.
  

Ainda na Justiça. O tribunal que está a julgar o caso das Secretas pediu o levantamento do segredo de Estado sobre a atividade dos serviços de informações, ou seja, sobre o trabalho dos espiões. É inédito. E também promete polémica.Notícia do DN.

Inédita é também a posição de Pequim contra a Coreia do NorteChina e EUA chegaram a acordo na ONU para que seja tomada uma posição de força contra Kim Jong-un.

Na União Europeia hoje volta a debater-se a crise dos refugiados. Os ministros dos 28 vão discutir a livre circulação dentro do espaço Schengen e a criação da guarda europeia costeira conjunta.

Por falar em UE, Portugal foi o segundo país que registou maiores progressos no domínio digital segundo o Índice de Digitalidade da Economia e da SociedadeOcupa a 14ª posição.

Na Europa do futebol, o Sporting e o FC Porto jogam hoje a continuidade na Liga Europa. Mas os resultados da primeira mão com Bayer Leverkusen (0-1) e Borussia Dortmund (0-2) não dão grandes esperanças. A representação fica garantida pelo Sp. Braga, que ontem passou aos oitavos de final da prova depois de empatar (2-2) com o Sion.
Informação relevanteAgrava-se a guerra que opõe taxistas à Uber. Uma mega manifestação parou ontem o aeroporto durante cinco horas, com os motoristas de táxi a exigirem ser recebidos pelo Governo, alvodas suas críticas. A resposta chegou rápida e firme: "A concorrência não se anula por decreto", disse o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, antes de agendar uma reunião até ao fim da semana.

Vender ou nacionalizar o Novo Banco? O tema saltou para a atualidade depois de Vítor Bento ter defendido a solução numa entrevista ao Diário Económico, mais tarde reforçada em declarações à TSF. O PCP agarrou-se à ideia no segundo dia de debate do Orçamento e ontem João Galamba deu-lhe dimensão governamental: revelou que o PS admite discutir a possibilidade. Choveram reações: do ministro da Economia, do Bloco, do CDS e, claro, do PSD. Até agosto há que tomar decisões, mas Costa já avisou que a pressa não é boa conselheira.

O debate deu-se no dia em que se conheceram as contas do banco. E nada boas. O filho bom do BES somou perdas de981 milhões de euros que o presidente, Stock da Cunha, atribui à pesada herança 'paterna'. Lucros, só em 2018.

Podem parecer más notícias para os chamados lesados do BES, mas após a primeira reunião conjunta entre Banco de Portugal, Governo e CMVM, o representante dos que reclamam as suas poupanças de volta mostrou-se muito otimista: "A abordagem de crispação desapareceu". Foi o tema, recorde-se, que crispou ainda mais as relações de António Costa com Carlos Costa. Vêm aí tréguas?

Optimismo também com as contas do Estado, que melhoraram 300 milhões em janeiro, permitindo a Portugal começar o ano com um saldo positivo de 872 milhões de euros. Os bons resultados da síntese de Execução Orçamental foram obviamente elogiados pelo PS e criticados pelo PSD (que chama a si os louros dos bons números de 2015). Louros a partilhar com a Tabaqueira, que inundou o mercado antes que os impostos do tabaco subam, dando uma ajuda de 43 milhões, conta o Jornal de Negócios.

Mais números: a lista de devedores ao fisco, publicada na página oficial da Autoridade Tributária, revelou treze  empresas que acumulam, cada uma, dívidas às Finanças superiores a cinco milhões de euros. Surpresa, ou talvez não, entre elas está um clube de futebol: o Boavista, que este ano regressou à I Liga. (pequeno esclarecimento, os clubes não podem ter dívidas para poder disputar a prova e inscrever jogadores)

Há um caso a agitar a diplomacia entre Itália e o Egito. Giulio Regeni, de 28 anos, que estudava no Cairo, foi encontrado morto. Tinha sido torturado, mutilado e electrocutado. Ninguém sabe porquê e até se suspeita que as forças militares possam ter sido responsáveis pelo assassinato.

Ainda uma nota para Espanha, onde a formação de governo é praticamente uma miragem. Depois do inesperado acordoPSOE/Ciudadanos, veio o corte definitivo do Podemos com os socialistas. "Perdeu-se uma oportunidade histórica, Sánchez não foi honesto", disse Iglesias, enquanto Sánchez se defendeu assimem artigo no El País. A União Europeia já faz avisos sobre as consequências deste impasse.

Os nossos Especiais
É a única candidata à sucessão de Paulo Portas no CDS-PP, mas nem por isso descura a campanha. Anda na estrada, onde faz da pontualidade lei, com uma mala feita à medida para não perder tempo mas garantir sempre o guarda-roupa certo. A Rita Dinis passou um dia em correria com Assunção Cristas este texto é o fantástico resultado de tamanha canseira.

O que fez Horta Osório para voltar a receber um bónus de um milhão de euros? A pergunta colocou-se depois de se saber do prémio pago ao português que lidera o Lloyds Bank Group -- e que, segundo o The Guardian, será uma das 11 figuras da economia mundial que enfrentará os maiores desafios em 2016. A Ana Pimentel falou com analistas britânicos e enumerou seis razões. Nem todas são socialmente simpáticas.

Roubo ao David Almas o início de mais um dos seus úteis artigos, desta vez sobre taxas fixas para a compra de casa nova. As Euribor, que servem de indexante à maioria dos créditos à habitação, estão tão baixas que poucos ponderam um empréstimo de taxa fixa. Fazem mal: é uma opção inteligente. Se pensa investir em imobiliário, não deixe de ler.
 
Notícias surpreendentes
"Salve, César!" é a estreia em destaque esta semana. No seu novo filme, os manos Coen, com Clooney como galã, "patinam sobre o gelo finíssimo do gozo dobrado de homenagem, sem nunca mergulharem na água gelada", escreve Eurico de Barros justificando as 4 estrelas que lhe dá. Mas há mais três filmes para ver.

Do cinema para a música. Amigos há 40 anos, as suas canções enchem-nos a memória há outros tantos. Reuniram-se num espetáculo (Juntos) que agora levam aos Coliseus. Este é o vídeo da entrevista conjunta que o Pedro Esteves fez a Sérgio Godinho e Jorge Palma. Com um Brilhozinho nos Olhos, deixá-los rir.

Não, não é uma foto do reino de Lilliput. Esta imagem de um homem debaixo de vegetação gigante no Hawai é apenas uma das muitas que o National Geographic guardou durante anos sem as tornar públicas. Tirou-as agora do baú para a sua conta no Tumblr. A Marta Leite Ferreira foi lá e escolheu estas 80.



Deixem-me terminar com uma bela notícia. O Observador foi um dos seis órgãos de comunicação social portugueses eleitos pela Google para integrarem o seu novo projeto, o Digital News Iniciativa. Cheios de orgulho pelo passado que nos trouxe até aqui, pelo presente que vivemos e pelo futuro a que já pertencemos, partilhamos consigo a boa nova. Obrigada e continue ao nosso lado

Um bom dia!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário