quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hora de Fecho: Angola. A vida e os negócios do Sr. Petróleo

Hora de fecho

Como principais notícias do dia
Boa tarde!
JUSTIÇA 
Manuel Vicente, indiciado por corrupção ativa em Portugal, é o segundo homem mais poderoso de Angola e é apontado como o sucessor natural de José Eduardo dos Santos. Como é que ele chegou até aqui?
NOVO BANCO 
Conselho de Administração esteve reunido esta quinta-feira com comissão de trabalhadores. Plano de reestruturação implica extinção de mil postos de trabalho e despedimento coletivo de 500 pessoas.
NOVO BANCO 
Em reação à divulgação dos prejuízos do Novo Banco, Ricardo Salgado atira culpas ao governador do Banco de Portugal pela resolução de 2014. E recusa-se a ser responsabilizado pela gestão.
NAÇÕES UNIDAS 
António Guterres foi ao Parlamento reunir-se com o BE, que apoiará a sua candidatura a secretário-geral da ONU. Falou esta manhã com Jerónimo, mas não conseguiu apoio claro do PCP.
MOODY'S 
Agência de "rating" diz que a entrega de uma versão revista do OE a Bruxelas contribui para melhorar a credibilidade do governo. Sobretudo por conter uma "inversão" do rumo face ao primeiro esboço.
DÍVIDA PÚBLICA 
O Tesouro português aliviou as necessidades de reembolso dos próximos três anos com a recompra de 1.075 milhões de euros em obrigações que estavam no mercado.
LIVROS 
Sabe quanto ganha o Papa? E que há uma seleção de futebol do Vaticano? Do best seller do NYT, que morreuhá um ano, chega-nos um novo livro, com textos reunidos pelo irmão, Nuno Rocha. Falámos com ele.
FOTOGRAFIA 
A vida na Ucrânia, os percursos dos refugiados pela Europa, a magia do mundo aquático. Já são conhecidas as imagens finalistas dos prémios Sony World, os mais importantes do mundo da fotografia.
LOOK AT ME 
O mais recente consenso da moda diz que as "skinny jeans" morreram. Depois de uma década apertadas, as pernas reclamaram liberdade e as calças de ganga querem-se clássicas e sem elasticidade.
LAZER 
Concertos de música clássica, de rock e de música experimental, um tributo a Bowie, um festival de cinema e outro dedicado às migas e ao azeite. Estas são algumas sugestões para este fim de semana.
Opinião

Maria João Avillez
Em Brasília tentarei aperceber-me da saúde política de Dilma, do estado das oposições, dos trabalhos dos tribunais, dos caminhos do Brasil. Aqui no Rio – peço desculpa da franqueza – celebrarei a vida

Paulo Tunhas
O contributo intelectual de Isabel do Carmo para a relação entre neoliberalismo e obesidade lembrou-me "On Bullshit", um livrinho onde se debate “uma compreensão teórica do que significa falar merda”.

José Milhazes
Isabel do Carmo certamente não estará contra debates políticos saudáveis, mas para os tornar possíveis são de evitar fórmulas mágicas. Afinal a obesidade de Mao Tse Tung não se devia ao neoliberalismo

Nuno Brito Jorge
Enquanto outras fontes de energia ou distribuidores irão manter elevados custos, as renováveis vão contribuir para reduzir dos custos da energia na rede, como fazem já em autoconsumo. E a curto prazo.

Luís Aguiar-Conraria
O grande desafio que a esquerda enfrenta é encontrar as políticas adequadas a esta nova globalização. Sendo que aumentos de salário mínimo (muito) acima da produtividade são passos no sentido errado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário