terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

360º - O encontro entre Marcelo e Centeno e a freira que vai pintar Assunção Esteves

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaUma criança de 19 meses morreu e outra, de 4 anos, continua desaparecida depois de uma queda ao rio em Caxias. A mãe foi evacuada para o hospital e as buscas foram retomadas hoje de manhã.

Taylor Swift venceu o o Grammy para o "Álbum do Ano" - pela segunda vez. Foi a primeira mulher a conseguir esse feito na história do evento. E houve mais: o rapper Kendrick Lamar fez uma performance a lembrar a escravatura, Lady Gagahomenageou David Bowie e a passadeira vermelha pintou-se de preto. Conheça aqui os maiores vencedores e os piores derrotados.

O Benfica joga hoje para a Liga dos Campeões com o Zenit de André Villas-Boas e o Diogo Pombo explica que a equipa de São Petersburgo não tem um jogo a sério há mais de dois meses e que da Rússia (e do Algarve) só vem amor.

Informação relevanteMarcelo Rebelo de Sousa e Mário Centeno encontraram-se pela primeira vez. O encontro, contam a Liliana Valente e a Inês Mendes, aconteceu na segunda-feira de manhã. Os dois homens nunca se tinham cruzado, mas o Presidente eleito, que vai ter de ajudar a arranjar uma solução para a aprovação do Orçamento, já tinha falado algumas (poucas) vezes sobre o ministro das Finanças.

Chegou a casa cansado e quer descontrair a ver um vídeo na Internet? Então aproveite esta sugestão: o primeiro-ministro já colocou online mais dois vídeos curtos (o mais curto tem apenas 53 segundos) a explicar o novo Orçamento. Divirta-se.

Depois de ouvir um "não" de Paula Rego e outro "não" de Júlio Pomar, Assunção Esteves encontrou em Espanha uma artista para lhe pintar o retrato oficial como antiga presidente da Assembleia da República. Trata-se de Isabel Guerra, uma freira conhecida como "a pintora da luz", que vive em clausura e já pintou o Papa Francisco. A Helena Pereira e a Inês Mendes dão a notícia e revelam o valor da encomenda: 15 mil euros.

O novo presidente da Assembleia da República também quer acrescentar uma coisa nova ao Parlamento. Não é um quadro, são 150 deputados. Calma, Ferro Rodrigues não pretende mudar a lei que fixa o número de eleitos que se sentam no hemiciclo - quer apenas criar a figura do "deputado honorário". Seria uma forma de, nas celebrações dos 40 anos da Constituição, homenagear os 150 antigos eleitos à Assembleia Constituinte que ainda estão vivos.

Como se já não houvesse razões suficientes para que o julgamento do caso Manuel Maria Carrilho-Bárbara Guimarães fosse polémico, surgiu mais um: a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas "censurou" as "expressões utilizadas" pela juíza do processo. O Observador explica um pouco melhor quem é a magistrada, Joana Ferrer Antunes.

O filho de João Soares, atual ministro da Cultura e antigo presidente da Câmara de Lisboa, foi contratadopela vereadora de Educação da autarquia lisboeta - e a notícia, revelada pelo Público, vai ser seguramente muito discutida. A contratação terá sido feita por ajuste direto.

A TAP parece ter uma enorme atracção pelos jornais: nunca deixa de ser notícia. Aqui vão as últimas (para quem ainda estiver interessado): o ministro Pedro Marques disse não perceber o "espanto" com o anúncio de capital chinês; Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, criticou a entrada de capital estrangeiro na companhia; e, num comunicado sobre a polémica com o presidente da Câmara do Porto, a empresa reafirmou que as rotas canceladas a partir do Porto davam prejuízo. Hoje deve haver mais notícias de certeza.

O vírus zika continua a espalhar-se, agora com novidades em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol confirmou ontem a existência de 23 casos no país, dois deles afectando grávidas. A pergunta que agora provoca o debate é: nestes casos, deve ser possível abortar?

Parece que David Cameron e François Hollande estão satisfeitos com as negociações sobre o novo estatuto do Reino Unido na União Europeia. Tudo é melhor do que a hipótese de os britânicos decidirem deixar a Europa no referendo sobre o "Brexit".

O que é que o documentário sobre Juan Carlos tem? Boa pergunta: a TVE foi uma das produtoras de um documentário sobre o antigo rei de Espanha, mas agoranão o quer transmitir. A estreia foi ontem - mas apenas em França. Obviamente, a medida da televisão pública não foi propriamente eficaz. Os espanhóis que quiserem saber o que está no documentário só precisam de ir ao site do El Mundo, ou ao doEl Pais, ou ao do ABC, ou ao do El Español...

O Podemos apresentou ontem ao PSOE as suas condições para aceitar negociar a formação de um governo. Vai ser de certeza uma conversa fácil: o documento tem apenas 98 páginas.

A revelação foi feita ontem pela BBC - e o tema tornou-se imediatamente viral. A notícia de que o Papa João Paulo II manteve durante décadas uma troca de correspondência com uma mulher casada pôs toda a gente a perguntar: quem era, afinal, Anna-Teresa Tymieniecka?

Os nossos EspeciaisÉ uma notícia da Rita Tavares e foi um dos textos mais partilhados e comentados ontem no Observador: a Presidência da República condecorou pela primeira vez uma vítima das FP-25. A iniciativa foi de Cavaco Silva e a cerimónia aconteceu no dia em que passaram 30 anos do assassinato de Gaspar Castelo Branco, na altura diretor dos Serviços Prisionais. O homicídio aconteceu a 15 de fevereiro de 1986, na véspera da segunda volta das eleições presidenciais que opuseram Mário Soares a Diogo Freitas do Amaral.

O debate sobre a eutanásia está a ser grande na sociedade portuguesa. Os bispos portugueses mostraram ontem a sua "preocupação" e os médicos e juristas católicostambém. Aqui no Observador, o Tiago Palma lembrou os casos-fronteira que provocaram maior polémica nos países onde a morte assistida é legal.

Notícias surpreendentes
O novo Star Wars começou a ser filmado ontem: há novos atores, novas pistas sobre o argumento e até um novo teaser (que não revela quase nada, mas é imperdível mesmo assim).

A empresa Priceonomics reuniu números (muitos números) sobre as selfies. Entre eles, o de pessoas quemorreram enquanto tiravam uma. São mais homens do que mulheres e acabaram por sofrer quedas, afogamentos e outras tragédias.

Estão de norte a sul de Portugal, são feitas em pedra ou em ferro e são todas deslumbrantes. Conheça as pontes mais bonitas do país nesta fotogaleria do Observador.

Em alternativa, se gosta pouco de pontes, olhe bem para a imagem que publicamos aquivê um pato ou um coelho?Pense bem. A resposta pode dizer muito sobre a velocidade da sua mente.

Se só está preocupado com a velocidade da informação, então esqueça o pato (ou o coelho) e veja ter connosco ao Observadorao longo do dia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário