terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Hora de Fecho: Banco do futuro tem rodas e robôs. E é mais barato

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FACT CHECK 
Começou por ser uma medida de "neutralidade fiscal": imposto subia para compensar menos receita no IVA. Mas já é mais que isso. Descida só se o Estado não perder. Benefícios fiscais ainda não há.
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 
Numa publicação na sua página de Facebook, o ministro da Cultura nega ter tido qualquer influência na contratação do filho Mário para funções na Câmara de Lisboa. "Os meus filhos não têm privilégios".
ORÇAMENTO 2016 
Não há espaço para consensos de regime. A garantia é de José Matos Correia, vice-presidente do PSD, que fechou a "porta" a qualquer entendimento com o PS. Orçamento do Estado para 2016 incluído.
ENCONTRO 
O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber hoje às 15h00 o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Queluz, disse à Lusa fonte do gabinete do futuro chefe de Estado.
PARLAMENTO 
A prevenção da corrupção é bandeira comum nos tempos que correm e Portugal ainda tem caminho a fazer, dizem os especialistas. Mas em comparação com os outros países? Somos mais permissivos ou não?
BUSCAS 
Uma criança de 19 meses foi resgatada, mas morreu no local, outra de 4 anos está desaparecida e a mãe está no hospital. O caso está a ser investigado pela PJ. Proteção de menores seguia o caso.
TRIBUNAL EUROPEU DOS DIREITOS DO HOMEM 
Em 2012, a Justiça portuguesa retirou sete filhos a Liliana Melo, que durante quase três anos esteve impedida de ver as crianças. O tribunal europeu já lhe dera razão uma vez, agora voltou a dar.
UBER 
No dia em que 2 motoristas da Uber tiveram de receber tratamento por agressão, no Porto, o Tribunal de Lisboa condenou o taxista que danificou vários veículos ao serviço da 'app' em dezembro.
CANCRO 
A técnica consiste em modificar as células T de forma a que possam atacar as células tumorais. Os resultados iniciais são promissores, mas a toxicidade ainda é elevada.
RESTAURANTES 
Por estas bandas, quando se ouve falar em Irão não se pensa em comida. Mas isso pode mudar: em poucas semanas abriram dois restaurantes iranianos, de cozinha persa, em Lisboa. Conheça-os.
Opinião

Maria João Avillez
Sim, mais impopular que Vítor Gaspar é impossível. Paciência. Daqui a uns anos, quando de novo cumprirmos a tradição e entrarmos em estado de necessidade, falamos (já que nunca tivemos outra vida).

Laurinda Alves
Num país com 56 mil organizações sociais e mais umas 20 mil iniciativas público-privadas de resposta a problemas sociais, contam-se pelos dedos das mãos o número de projectos de prevenção ao suicídio.

José Conde Rodrigues
Mais do que combater o mal em abstrato (a desigualdade em abstrato) é fundamental evitar cada mal em concreto (reduzir desigualdades que afetam a integridade humana e o respeito pela sua consideração)

Paulo de Almeida Sande
Por vezes sentimos isso. Pensamos neles. Mas às vezes, outras vezes, reflectimos sobre o futuro do quarto poder. A independência dos jornais é atributo fundamental dos regimes livres.

Alexandre Homem Cristo
Ou o ministro da educação não planeia cumprir o seu orçamento, ou não planeia cumprir as suas promessas. Seja uma ou seja outra, o OE2016 para o ensino básico e secundário parece não bater certo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário