segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

360º - Óscares, óscares e mais óscares. A vitória de DiCaprio e a surpresa de Spotlight

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaÓscares, Óscares e mais Óscares. Um, de Melhor Ator, foi para Leonardo DiCaprio (era inevitável, não era?); outro, de Melhor FIlme, para "O Caso Spotlight" (desta é que pouca gente estava à espera).
O Observador esteve acordado toda a noite (fiquem a saber que o café foi uma grande invenção), a dar-lhe as novidades minuto a minuto num liveblog animado, com vários convidados. E já tem toda a informação pronta para si, veja lá se não é simples: o resumo da noite e a lista completa de vencedores está aqui; as frases e os discursos dos premiados estão aqui; as surpresas, as confirmações e as causas, vistas pelo nosso crítico, Eurico de Barros, estão aqui; os melhores e os piores vestidos da passadeira vermelha estão aqui; as imagens que mostram a influência dos filmes da Disney nos vestidos estão aqui; e a atuação de Lady Gaga está aqui. Não falta nada, pois não?

Está ainda em fuga o grupo armado que ontem matou um homem durante um assalto a uma carrinha de valores em Sintra. A PJ, a PSP e a GNR continuam atrás dos assaltantes, que atuaram encapuzados e vestidos de preto.

No Irão, pode estar em curso uma mudança de enormes proporções. Os resultados das eleições só deverão ser totalmente conhecidos na terça-feira, mas tudo indica que na capital, Teerão, os ultraconservadores deverão perder os 30 lugares em disputa. A vencedora será a reformista "lista da esperança". O Guardian fala numa "humilhação".

O FC Porto venceu o Belenenses por 2-1 e igualou o Benfica. O Sporting, que só joga amanhã, está a três pontos. Como escreve o Tiago Palma na crónica do jogo, "o Belenenses sabe receber em casa" e, no começo, "deixou o FC Porto fazer o que quis" - mas depois reagiu.

Informação relevanteA bastonária da Ordem dos Enfermeiros fez uma revelação inesperada durante um programa da Rádio Renascença. Segundo Ana Rita Cavaco, há médicos nos hospitais públicos que já praticam eutanásia "por debaixo do pano". Depois de dizer isto, a bastonária, que apoia a legalização da eutanásia, afirmou:"Eu não estou a chocar ninguém, porque quem nos está a ouvir e trabalha no SNS sabe que estas coisas acontecem".

O Governo percebeu a tempo que ia ter um problema com o Orçamento. Como o PSD se preparava para votar contra tudo (rigorosamente tu-do), o PS não podia contar com nenhuma ajuda vinda da direita. Por isso, como explicam a Helena Pereira e o Miguel Santos, os socialistas decidiram desarmadilhar o documento. Tudo o que pudesse ser um obstáculo à aprovação pelo BE ou pelo PCP foi tratado por despacho ou por portaria (lembra-se da forma como foi aprovado o imposto sobre combustíveis?).

Seja como for, o Orçamento tem sempre, pelo menos, que ser discutido no Parlamento. Hoje é a vez do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que irá responder às perguntas dos deputados. As alterações nas provas de avaliação, os cortes orçamentais e os contratos com privados são alguns dos temas que seguramente aparecerão, explica a Marlene Carriço. Aqui no Observador, vamos estar atentos.

O Bloco de Esquerda revelou o relatório, encomendado pelo governo PSD-CDS, que serviu de base à mudança de regras na atribuição de pensões de invalidez e acabou com a lista de doenças crónicas que davam direito imediato a uma pensão. Das dez pessoas que faziam parte da comissão, escreve a Liliana Valente, apenas quatro eram médicos.

O comissário português Carlos Moedas dá hoje uma entrevista ao PúblicoPor um lado, elogia o primeiro-ministro, que "é muito bem recebido" em Bruxelas. Por outro, avisa: tão cedo não haverá consensos sobre uma eventual reestruturação da dívida portuguesa.

Também no Público, outra notícia relevante: a posição do BIC Angola no BPI, que se tornou conhecida na sexta-feira, é afinal antiga e só foi revelada depois de negociações do banco com a CMVM.

A Rita Dinis esteve há dias nos Estados Unidos com David Neeleman, que apresentou as novas rotas da TAPpara Nova Iorque e Boston, e escreveu um texto a contar a forma desconcertante como o "brasicano" se comporta nos bastidores. Até há conferências de imprensa com jornalistas sentados no chão de um aeroporto.

É uma grande ideia. Sempre que alguém escreve no Twitter a frase "Não é possível fazer", em português ou em inglês, acende-se uma lâmpada no escritório do laboratório criativo português Jack the Maker, que depois tentaresolver o problema. A Ana Pimentel conta tudo sobre este projeto original.

Fica a 290 quilómetros de Paris, a 230 quilómetros de Bruxelas e a menos de uma hora de Londres. Não é uma cidade, ou pelo menos não é uma cidade tal como entendemos esse termo, mas parece. Em Calais, milhares de refugiados estão no "campo da vergonha". O Vasco Gandra foi ver como vivem os homens, mulheres e crianças que fugiram para a Europa. Aviso: não vivem bem.

Três antigos dirigentes da central nuclear de Fukushima, no Japão, foram hoje acusados formalmente de negligência profissional. Segundo a justiça japonesa, não tomaram todas as medidas para impedir o desastre nuclear de 2011.

Amanhã é a Super Tuesday, o dia em que tudo se pode decidir nas eleições americanas. No lado democrata, Hillary Clinton parte animada, depois de no sábado ter vencido por larguíssima maioria na Carolina do Sul. No lado republicano, Donald Trump continua envolto em controvérsia, como parece gostar. O ex-presidente mexicano Vicente Fox comparou-o a Adolf Hitler.

Os suíços gostam de decidir a sua vida com recurso a referendos e o deste fim de semana era especialmente polémico: os estrangeiros que fossem condenados por um crime deviam ser automaticamente expulsos do país? 58,2% responderam não.

Robert Mugabe fez 92 anos e, como acha que está de parabéns, decidiu festejar. Gastou 730 mil euros numa festa de aniversário e foi comer um bolo enorme em frente do povo da província de Masvingo - que, por simples acaso, viu 75% das suas culturas de milho serem destruídas pela maior seca no país desde os anos 90. Maria Antonieta, que acabou sem cabeça, é que gostava de dizer: "Se não têm pão, comam brioches".

Os nossos Especiais

No dia 9 de março chega ao fim uma das mais longas carreiras da democracia portuguesa: Aníbal Cavaco Silva abandona o Palácio de Belém e, em princípio (nestas coisas convém sempre ser cauteloso), a vida política. Foram mais de 30 anos de conquistas, derrotas, peso e influência. Por isso, o Observador tem estado a publicar vários trabalhos sobre o fim do cavaquismo. No sábado, uma fotogaleria com 50 imagens da vida de Cavaco Silva. Ontem, um texto da Liliana Valente sobre aascensão ao poder no PSD. Hoje, e nos próximos dias, haverá mais conteúdos surpreendentes, em texto, fotografia, áudio e vídeo.

Andrew Solomon, ensaísta formado em psiquiatria e psicologia, já sofreu uma depressão profunda e decidiu escrever o livro definitivo sobre o assunto. O Demónio da Depressão acaba de ser lançado em Portugal e o autor falou com o Observador sobre uma doença que, assegura, "mata tanto como o cancro".

Pedro Passos Coelho está na estrada a pedir votos aos militantes social-democratas para a sua recandidatura a líder - e o Miguel Santos acompanhou-o durante um dia. O que viu foi um político a incendiar um partido. Durante um dos discursos entusiasmados de Passos Coelho, um dos seus assessores recebeu uma mensagem no telemóvel: "O que é que vocês deram ao homem?".

Notícias surpreendentes
A Semana da Moda de Milão está aí e na passerelle há criações da Prada, Fendi e Moschino - mas isso não interessa rigorosamente nada. Como explica a Ana Dias Ferreira, quem gosta de moda nem sequer precisa de entrar nos desfiles. Basta ficar na rua.

Uma das séries de televisão que mais polémica provocou nos últimos tempos vai ter uma segunda temporada. As autoras de "Making a Murderer" já começaram a falar com a nova advogada de Steven Avery, que foi condenado a 32 anos de prisão por agressão sexual e tentativa de homicídio mas garante estar inocente.

A maior competição de fotografia do mundo, a Sony World, já recebeu este ano 230 mil imagens que pretendem concorrer nas categorias Profissional, Competição Aberta e Juventude. Os vencedores só são conhecidos a 21 de Abril, mas entretanto pode ver esta selecção de 21 fotos impressionantes.

O chef José Avillez está a preparar-se para abrir um novo restaurante, o Bairro do Avillez, que ficará no Chiado. Ainda há um grande mistério à volta do projeto, mas o Tiago Pais foi tentar descobrir mais algumas coisas.

Quais são os melhores vinhos produzidos em Portugal?Basta perguntar a um grupo de 30 jurados de 13 nacionalidades que participaram na prestigiada feira Essência do Vinho, no Porto. A Ana Cristina Marques revela-lhe a lista dos 10 melhores.

Venha fazer um brinde connosco aqui (para já pode ser só com café, ainda é cedo para álcool) e volte sempre para conhecer as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário