segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Meio milhão de pessoas já assinou petição para dar Nobel da Paz a moradores de ilha grega


Uma petição na internet para atribuir o Prémio Nobel da Paz aos moradores da ilha grega de Lesbos, que se esforçam para ajudar os refugiados, somava este domingo mais de meio milhão de assinaturas. Para ser entregue ao Comité Nobel, a petição pode ser assinada até à meia noite de hoje.
"A população das ilhas gregas do Mar Egeu tem feito todo o possível para ajudar os refugiados sírios, apesar de sofrer uma dura crise económica há vários anos", destaca a petição, lançada pelo arquiteto grego Alkmini Papadaki. Para o promotor da iniciativa, as ações e os sacrifícios dos ilhéus não devem passar despercebidos, pois constituem "uma contribuição significativa para a paz e a estabilidade mundial".
Os meios de comunicação locais reportaram que importantes personalidades gregas enviaram uma carta ao Comité do Prémio Nobel para pedir a nomeação de Emilia Kamvysis, uma idosa de 85 anos, e de Stratis Valiamos, um pescador de 40, que multiplicaram as iniciativas para ajudar os refugiados. Pedem, ainda, para incluir a atriz americana Susan Sarandon, que visitou a ilha para dar apoio aos refugiados que, na maioria, fogem da guerra no Iraque, Síria e Afeganistão.
A data limite para apresentar candidatos ao Nobel da Paz expira à meia-noite deste domingo. Por volta das 18H40, a iniciativa publicada no site de campanhas humanitárias Avazz somava 579.923 votos. O presidente do Parlamento grego, Nikos Voutsis, também expressou o seu apoio à petição. Segundo dados da ONU, em janeiro, chegaram às ilhas gregas cerca de 1.900 pessoas em média por dia, em botes procedentes da Turquia.
Fonte: sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário