sábado, 12 de março de 2016

Hora de Fecho: Conselhos, elogios e omissões do adeus de Portas

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CDS-PP 
No dia em que se despediu, Portas deixou conselhos eleitorais à nova geração, avisos sobre a banca, Angola e Europa. Elogios a Cristas, Marcelo e a si próprio. "E pronto, finito". No final, lágrimas.
CDS-PP 
Portas despediu-se este sábado dos militantes do CDS. Houve vídeo de homenagem. Congresso de Gondomar marca consulado de Assunção Cristas, "um par de mãos seguras".
CDS-PP 
Portas não renuncia de imediato ao lugar de deputado. Fica no Parlamento, pelo menos, até abril. Será substituído por Filipe Anacoreta Correia.
CDS-PP 
É o fim de um ciclo para o CDS. Depois de 16 anos à frente do partido, Portas sai de cena para dar lugar a Assunção Cristas. Portas, o mestre dos sound bites, de A a Z na primeira pessoa.
CDS-PP 
Caderno de encargos para nova era pós-Portas é extenso. Para discussão no congresso há, no entanto, ideias comuns: todos querem CDS autónomo e a crescer. Moção de Nuno Melo é exigente.
ESPANHA 
Homem de 87 anos errou a manobra de ultrapassagem de um pelotão de ciclistas na zona de A Guarda. Dois ciclistas morreram e vários ficaram feridos.
ENTREVISTA 
Susan Davidson, curadora sénior do importante museu Guggenheim de Nova Iorque, esteve em Serralves para falar de coleções. O próximo Guggenheim abre na Finlândia. E Portugal? "Não precisa", diz.
BRASIL 
Durante as buscas a casa de Lula, a polícia encontrou uma referência a uma sala-cofre no Banco do Brasil. Aí estavam joias, obras de arte e um crucifixo que teria desaparecido do Planalto.
MUNDO 
Em Portugal desperdiça-se cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano. O Observador foi saber quem anda a combater esta realidade pelo mundo, o que acontece por cá e o que cada um pode fazer.
ORÇAMENTO 2016 
Costa diz em Paris que seria "absolutamente irresponsável" da parte do PSD votar contra compromissos internacionais do Estado assumidos pelo Governo anterior, caso dos apoios à Grécia e Turquia.
Opinião

André Azevedo Alves
Caso se mantenha a tendência de recuperação do preço do petróleo, os portugueses ver-se-ão muito rapidamente confrontados com máximos históricos no preço dos combustíveis que têm de suportar.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Não é razoável que alguns portugueses, que são contra o ‘amor digno’, imponham esse seu preconceito religioso. Mais: tratando-se do direito fundamental à dignidade familiar, não pode ser referendado.

Manuel Villaverde Cabral
O problema com a avaliação dos presidentes é o das ilusões sobre o semi-presidencialismo repetidas desde sempre: um presidente regulador; um presidente com poderes reais.

Maria de Fátima Bonifácio
Muita gente tem dificuldade em convencer os outros; a maior dificuldade da Fátima Patriarca era convencer-se a si mesma. O que é ilustração prática da ética do cientista, que ela cultivou sem falhas.

Carlos Moedas
Há uns dias tive o privilégio de galardoar Susana Sargento com o maior prémio mundial destinado a celebrar as mulheres inovadoras: o Women's Innovator Prize 2016. Foi um prémio merecido.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário