terça-feira, 5 de abril de 2016

360º - Os portugueses do Panamá

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaAntónio Guterres acaba de ganhar mais uma concorrente: Helen Clark, antiga primeira-ministra da Nova Zelândia e diretora do Programa da ONU para o Desenvolvimento anunciou esta segunda-feira que se candidata a secretária-geral das Nações Unidas.

O FC Porto perdeu em casa com o Tondela, último classificado da Liga. Ficou a nove pontos do líder, o que quer dizer que já não há nada a fazer. Como escreve o Tiago Palma na crónica do jogo, "Adeus Liga, para o ano há mais".

Hoje é dia de Benfica-Bayern, o que quer dizer que às 19h45 vai haver muita gente agarrada à televisão. Até lá, podem agarrar-se a este texto do Diogo Pombo, que antecipa o jogo. Título: "Andará mais careca por pensar no Benfica?".

Informação relevanteÉ um escândalo que ainda vai durar muito tempo, já se percebeu - especialmente agora, que se sabe que nos Panama Papers estarão envolvidas 244 empresas e 34 beneficiários portugueses. Para se perceber melhor o que está em causa neste processo, o Nuno André Martins e a Ana Pimentel prepararam umExplicador fundamental. Um outro texto publicado no Observador explica ao detalhe como funciona o canal dasoffshores no Panamá. O João de Almeida Dias concentrou-se no principal nome conhecido até agora - um nome que nunca aparece nos documentos dos Panama Papers mas que está rodeado por amigos que lá estão - e descreveu, com detalhe, como funciona o poder de Putin. Para isso, lembrou um velho ditado russo, perfeito para este caso: "Melhor do que ter 100 rublos é ter 100 amigos".

É um caso que não aparece nos Panama Papers, mas que também passa por offshores do Panamá. Segundo a acusação do Ministério Público, João Rendeiro terá utilizadoaquele paraíso fiscal para desviar dinheiro do BPP. É uma história do Luís Rosa.

Os Panama Papers já estão a pôr os políticos portugueses a mexer, pelo menos na retórica. Ontem à noite, à entrada para a Comissão Nacional do PS, Carlos César disse que o partido se vai empenhar no reforço do controlo dos paraísos fiscais, mas, basicamente, atirou o assunto para a União Europeia.

Na mesma reunião, confirmou-se uma notícia que tinha sido avançada pelo Observador a meio da tarde: o PS decidiu suspender vários militantes envolvidos num caso defalsificação de cadernos eleitorais em Coimbra. Agora, vão ser realizadas novas eleições na distrital socialista.

Uma última informação saída da reunião do PS: o congresso do partido está marcado para 3, 4 e 5 de junho em Lisboa. Há um detalhe importante - o encontro será novamente aberto a independentes.

O congresso do PSD já acabou, mas há coisas que não desaparecem. A luta pelo poder, por exemplo. A Rita Dinis falou com vários presidentes de distritais do partido que ajudam a perceber porque é que a lista apresentada por Passos para a Comissão Política teve apenas 79,8% dos votos no congresso - é que lá não aparecem os nomes indicados pelo aparelho.
Também sobre o congresso, o DN conta uma curiosidade: enquanto os delegados se agitavam em Espinho, havia uma pessoa que estava a seguir tudo pela televisão e a enviar SMS aos autores de alguns dos discursos mais marcantes. Quem? Marcelo Rebelo de Sousa, claro.

Carlos Costa vai hoje à tarde falar sobre o Banif no Parlamento (e o Observador vai seguir tudo ao detalhe).Num texto sobre o caso, a Ana Suspiro escreve sobre o conteúdo de uma carta enviada em 2013 pelo governador do Banco de Portugal à então ministra Maria Luís Albuquerque onde Carlos Costa já defendia que a melhor solução para o banco seria uma venda rápida num cenário de resolução. Acontece, porém, que essa venda acabaria por ser mais do que rápida - seria supersónica.

Também hoje, o ministro das Finanças vai apresentar ao PCP e ao BE o Programa de Estabilidade, que em breve terá que ser enviado para Bruxelas.

Mais Parlamento, numa notícia avançada em primeira mão pelo Observador: o CDS vai chamar o Conselho de Finanças Públicas à Assembleia da República para se preparar para o debate sobre o Plano Nacional de Reformas.

Na quinta-feira, Mário Draghi está em Portugal para assistir como convidado ao primeiro Conselho de Estadoda era Marcelo Rebelo de Sousa. Antes, o presidente do Banco Central Europeu almoça com o primeiro-ministro e com o Presidente da República.

A operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção no Brasil, encontrou uma conta bancária da construtora Odebrecht com um nome insólito:"Paulistinha"Era daqui que sairia dinheiro para pagar vários tipos de suborno. Segundo o jornal O Globo, os investigadores brasileiros descobriram que foram feitos seis débitos, no valor de 750 mil euros, relacionados com a construção da barragem do Baixo Sabor, em Portugal. Esta obra fazia parte do Programa Nacional de Barragens  com Elevado Potencial Hidroeléctrico, um programa que, lembra o jornal brasileiro, foi aprovado pelo governo José Sócrates em 2007.

Enquanto esperava na cadeia pelo seu julgamento, Luaty Beirão escreveu um diário. Hoje, o Público divulga alguns excertos que mostram qual era o estado de espírito do ativista angolano, entretanto condenado a cinco anos de prisão. Este, por exemplo: "Acreditar em direitos dos presos na situação em que me encontro foi de manifesta ingenuidade". Ou este: "A minha mente é uma fortaleza".

Os nossos EspeciaisBree Olson foi atriz de filmes pornográficos entre os 19 e os 25 anos. Ganhava muito dinheiro. Depois, decidiu que queria ter uma vida diferente e tentou mudar. Mas foi aí que percebeu que as coisas não iam ser tão fáceis. Em entrevista ao Observador, ela conta o que aconteceu.

Afinal, Portugal tem médicos a mais ou a menos? Há quem diga que não e há quem diga que sim. Num longo texto publicado há dias no Observador, a Marlene Carriço ajuda a esclarecer a questão.

Foi um dos textos mais partilhados dos últimos dias no Observador - a esta hora, já foi reenviado por 17.949 pessoas. É a história de Ana Luísa Silva, uma cientista especializada no tratamento do cancro que voltou a Portugal depois de fazer o doutoramento na Holanda e que está desempregada desde 2013. O artigo foi escrito pela Vera Novais.
Notícias surpreendentesSão trinta lugares irreais, que vão de cavernas de gelo a rochas com as cores do arco-íris, passando por quedas de água subaquáticas. Veja as fotos aqui e acredite que isto existe mesmo.

Ao fim de 36 anos, "The Shining", um dos melhores filmes de terror de sempre, vai ter uma sequela. Chama-se"Doctor Sleep" e, nele, o miúdo com poderes paranormais já é adulto. Tenha medo, muito medo.

Como é que um estrangeiro olha para Portugal? O Huffington Post responde. Um jornalista norte-americano publicou um artigo com dez dicas para quem estiver a pensar vir trabalhar para cá. Veja se se reconhece no que ele escreveu sobre comida, café e conversas que parecem brigas.

Se é solteira e quer deixar de ser, então este texto é para si. Temos aqui os conselhos mais importantes para conseguir encontrar uma relação séria e casar. Detalhe: são conselhos escritos em 1938. De qualquer forma, pode ser que ajudem.

E nós, firmemente em 2016, vamos estar todo o dia no Observador a atualizar as últimas notícias. Vai ser um dia cheio de novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário