terça-feira, 5 de abril de 2016

Hora de Fecho: Em direto/ Decisões europeias. Falta coordenação e escrutínio

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
BANIF 
Governador deixa duras críticas às autoridades europeias depois do caso Banif. Alerta para falha de coordenação, diz que se furtam ao escrutínio. Sugere inquérito no Parlamento Europeu. Siga aqui.
PANAMA PAPERS 
Sigmundur Gunnlaugsson pediu a dissolução da Assembleia e a convocação de eleições antecipadas. Presidente recusou, para já, porque quer consultar líderes dos partidos antes de tomar decisão.
PANAMA PAPERS 
O país mais meridional da América Central não é o único paraíso fiscal onde se escondem milhões. Há muitos pelo mundo fora e mesmo aqui ao nosso lado. Conheça a lista mais atualizada de offshores.
SEGURANÇA 
A ministra da Modernização Administrativa confirmou esta terça-feira que não há condições técnicas e de segurança para emissão de cartões de cidadão vitalícios para maiores de 65 anos.
FORÇAS POLICIAIS 
Operação visa vários suspeitos de tráfico de droga, corrupção e branqueamento de capitais. Entre os detidos há um funcionário da PJ já reformado e um inspetor no ativo.
HOMICÍDIO 
Jovem viajava no automóvel da vítima quando foi mandado parar pela PSP. Corpo da vítima foi depois encontrado em sua casa, com ferimentos de arma branca que o rapaz confessou ter utilizado.
ORÇAMENTO 2016 
O tabaco ao preço atual só pode ser vendido até 30 de junho, tendo depois desta data que ser praticado o novo preço, que reflete o aumento do imposto inscrito no Orçamento do Estado para 2016.
NOVO BANCO 
O Financial Times noticia que 14 investidores institucionais contrataram advogados da britânica Clifford Chance para processar o Banco de Portugal por ter violado princípios chave e para reaver os investimentos efetuados no Novo Banco.
BANCA 
Os bancos espanhóis são menos vantajosos para os clientes particulares nas contas à ordem, nos depósitos a prazo, nos créditos à habitação e nos cartões bancários. Mais caro, apenas o Deutsche Bank.
BRASIL 
O vice-Presidente do Brasil, Michel Temer, anunciou que vai deixar a presidência nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
HISTÓRIA 
Da Casa do Passal de Aristides de Sousa Mendes ao Restaurante Panorâmico de Monsanto (que já foi muito mais que isso). Revisite 21 lugares abandonados feitos em ruínas pelo país fora.
Opinião

Helena Matos
Os paraísos fiscais são a nova heresia. Mas haverá sempre um Panamá para os muito ricos. Para os outros há sim um estado cada vez menos social e mais um autoritarismo fiscal.

Laurinda Alves
O problema do presentismo é que a iniciativa e a capacidade de pensar fora da caixa não nascem da quantidade de horas no trabalho, mas da qualidade do nosso empenho e identificação com esse trabalho.

José Conde Rodrigues
A Europa só se salvará se souber cooperar de modo a que certos países aceitem, no próprio interesse de longo prazo, os efeitos redistributivos que a curto prazo só lhes trazem aparentes desvantagens.

Paulo de Almeida Sande
Contemplo os jovens estudantes e sinto crescer em mim um sentimento que de início não entendo, não consigo explicar, é um aperto leve mas contínuo, um esgar de contrariedade, uma incomodidade.

Ricardo Soares de Oliveira
José Eduardo dos Santos quer garantir a continuidade do sistema que estabeleceu e proteção para si e para a sua família. A sua saída do poder é um fator de risco para toda a gente que o rodeia.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário