domingo, 10 de abril de 2016

Comissão ajuda na integração de alunos portugueses no Canadá

toronto
Uma comissão consultiva de alunos portugueses em Toronto vai promover uma conferência para "ajudar a uma melhor integração dos estudantes portugueses" no sistema de ensino canadiano, disse à agência Lusa uma fonte da organização.
"Pretendemos celebrar o sucesso dos alunos portugueses que têm vindo a ser bem sucedidos, e pretendemos ajudar aqueles que ainda sentem algumas dificuldades ao nível escolar", disse Leonor Ávila, de 35 anos, da Comissão de Consultiva de Língua Portuguesa das Escolas Católicas do Distrito de Toronto, promotora da iniciativa.
A conferência "Descubra a Escola; Desperte o seu Futuro", realiza-se no dia 23 de Abril, na escola Bishop/Marrocco Thomas Merton, e será de acesso gratuito a todos os interessados.
Decorrerão seis painéis que abordam os "problemas de aprendizagem e os recursos disponíveis" que os alunos portugueses dispõem nas escolas e na comunidade na tentativa de ajudar a "ultrapassar as barreiras linguísticas" entre os pais, na escola e com os professores, realçou a emigrante proveniente do Pico (Açores).
Outro dos destaques da conferência vai para um 'mercado', com a participação de escolas técnicas, universidades, sindicatos e o Colégio de Professores do Ontário, na área de profissões técnicas especializadas.
"Este mercado pretende que os pais e alunos tenham uma noção do mercado académico que os estudantes possam seguir, e como podem atingir o objetivo profissional que pretendem", sublinhou Leonor Ávila, no Canadá há três anos.
A Comissão de Consultiva de Alunos de Língua Portuguesa das Escolas Católicas do Distrito de Toronto, criada em 2012, pretende "identificar as práticas de ensino dos alunos de expressão portuguesa para os ajudar no sucesso escolar" com o objetivo de "motivar o envolvimento dos pais na educação dos filhos, informando-os dos recursos disponíveis na comunidade".
Integram a comissão nove elementos, mais alguns pais e encarregados de educação voluntários, que se reúnem três vezes por ano com a Direção Escolar Católica de Toronto para discutir o "sucesso académico dos alunos de expressão portuguesa", analisando também o trabalho desenvolvido pelas escolas para "melhorar esse sucesso".
Oficialmente, há 429 mil portugueses e luso-descendentes no Canadá, mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60% a 70% sejam de origem açoriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário