domingo, 10 de abril de 2016

Hora de Fecho: Herberto Helder. Pode o poeta perder a aura?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
POESIA 
Depois de anos refugiado numa obscuridade sem concessões, surgiram edições sucessivas e atenção mediática. Mas o que ficará da poesia de Herberto Helder?
EDUCAÇÃO 
Uma escola sem divisão por ciclos de ensino, sem turmas, sem aulas, nem testes. Uma escola onde os alunos aprendem e onde são felizes. É esta a escola que o professor José Pacheco defende.
CULTURA 
O novo ministro da Cultura vai ser o embaixador Luís Filipe Castro Mendes, atual representante de Portugal junto do Conselho da Europa em Estrasburgo, segundo o indica a Presidência da Republica.
GOVERNO 
O primeiro-ministro defende que os recados de Draghi no Conselho de Estado não se aplicam ao país. Sobre a reestruturação da dívida, Costa afirma que o Governo não defende essa solução.
PANAMA PAPERS 
Roman Borisovich mostrou como se pode comprar casas de luxo em Londres com dinheiro do Estado russo, usando offshores. Gravou tudo com uma câmara oculta. Para ele, os Panama Papers não são surpresa.
PAÍS 
Ferro Rodrigues convidou os Capitães de Abril para participarem nas comemorações oficiais da revolução este ano, na Assembleia da República, avança o Expresso. Não participavam desde 2012.
BLOCO DE ESQUERDA 
Catarina Martins assegurou que o partido nunca procurará "pretextos para fragilizar um acordo de maioria", mas avisou que não desiste do "passo essencial" que é "acabar com a austeridade".
MARIO DRAGHI 
O secretário-geral do PCP classificou como "inadmissíveis e de inaceitável ingerência" as declarações do presidente do Banco Central Europeu sobre a situação económica e financeira europeia.
DIREITOS LGBTI 
Broden Giambrone é presidente da Transgender Equality Network e esteve em Lisboa para falar sobre a lei na Irlanda. Não é preciso relatório médico, processo demora apenas 2 semanas e custa 50 euros.
ÍNDIA 
Mais de 100 pessoas morreram e quase 300 ficaram feridas numa explosão e um incêndio que se seguiu num templo no sul da Índia.
ATENTADOS DE BRUXELAS 
Progressos na investigação aos atentados de Paris, com a prisão quatro dias antes de Salah Abdeslam, terão surpreendido os terroristas que então mudaram o alvo para a capital belga.
Opinião

Rui Ramos
No dia em que acabarem os offshores, acabará o Estado fiscal com que a demagogia está a destruir as liberdades ocidentais. É por isso que os offshores deviam acabar, e é por isso que não vão acabar.

Helena Matos
Em escolas públicas e privadas, temos tido casos de agressões gravíssimas entre alunos ou de alunos a professores. Demitiu-se alguém? Algum ministro pediu explicações a quem quer que fosse?

João Marques de Almeida
Convidar o presidente do BCE para deixar avisos ao PM e elogiar o legado do anterior governo e, simultaneamente, afirmando que a iniciativa visava ajudar o país, é Maquiavel no seu melhor.

Lucy Pepper
Como qualquer boom, este boom turístico é oco. Se Lisboa não se concentrar em outras actividades para além do turismo, o que restará de Lisboa quando os turistas a tiverem abandonado?

André Azevedo Alves
Contrariamente ao actual clima de alheamento o que fica da passagem de Draghi pelo Conselho de Estado é um sério aviso relativamente à situação crítica da economia e das finanças públicas portuguesas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário