sábado, 30 de abril de 2016

Quem é o meu próximo?

O HOMEM NA SOCIEDADE
31 – Quem é o meu próximo?
 
«Cada um de nós deve considerar o próximo como outro eu, tendo em conta, antes de mais, a sua vida e os meios necessários para a levar dignamente, não imitando aquele homem rico que não fez caso algum do pobre Lázaro» (G.S. 27). Orienta a tua espiritualidade preferentemente dentro destas linhas: pobreza é desprendimento; riqueza é união a Deus e aos irmãos.

E quem é o meu próximo? Não vale a pena recordar o caso do bom samaritano. Em resumo: todo o ser racional, que não é Deus nem é condenado. Estão incluídos os anjos, os santos, as almas separadas e mais proximamente os viventes sobre a terra. É meu próximo o vizinho do lado, o funcionário ou o empregado que está por trás da secretária ou do balcão, aquele que se senta ao meu lado no eléctrico ou no autocarro, o que não pratica e censura-me, o que não tem fé, o que não tem pão…

E um dia Alguém poderá dizer: eis o prémio pelo que Me Fizeste. Quando? Perguntarás. Quando visitaste na cadeia o teu irmão ou deste esmola e ajuda foi como se o fizesses a Mim.

Por Ferreira E. Silva
Princípios de uma antropologia, Pagª. 43, 2ª. Edição


Não tenhas duas vidas, não mostres duas faces. Sê o mesmo em toda a parte e em todas as circunstâncias. Sê responsável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário