sábado, 30 de abril de 2016

TRABALHADORES DA RTP PEDEM DEMISSÃO DO PROVEDOR


 


(dr) atelevisao.com
O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes
O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes
A Comissão de Trabalhadores da RTP pede, em comunicado, a demissão de Jaime Fernandes, provedor do telespectador da estação pública. 
O programa Voz do Cidadão de 2 de abril estará por detrás desta reação dos funcionários do canal estatal, que exigem a demissão do Provedor do Espectador da RTP, Jaime Fernandes.
No programa surgiram críticas à lentidão da RTP na cobertura dos atentados de Bruxelas e à ausência em antena de António Esteves Martins, correspondente do canal na cidade belga.
Em nenhum momento do programa foi dada voz à direção de informação ou ao jornalista visado, que se encontrava de férias e impedido de regressar à Bélgica devido ao encerramento do espaço aéreo.
CT responsabiliza o Provedor por falta de respeito à “dignidade profissional e pessoal” de quem trabalha na RTP e ao “direito de defesa perante eventuais acusações“.
No mesmo comunicado acrescentam que só 15 dias depois da transmissão do referido programa foi dado um esclarecimento, “em nota de rodapé e sem qualquer pedido de desculpas ao trabalhador“.
Os representantes dos funcionários afirmam que “confirmar a veracidade de uma acusação antes de lhe dar honra de espaço televisivo e permitir a hipótese de defesa não é uma obrigação reservada aos jornalistas – é uma questão de simples decência“.
O locutor, jornalista e realizador de rádio é acusado de, “fruto da sua ausência de diligências para apresentar a verdade aos telespectadores“, ter sido obrigado “a dar o dito por não dito“, o que concluem ter levado à perda de credibilidade junto do público e trabalhadores.
As recentes declarações nas quais o provedor defende que RTP3 não tinha “grande razão de ser”também causaram reação dos trabalhadores, que recomendam a leitura do Contrato de Concessão do Serviço Público, que estipula a obrigação da emissão de um canal informativo.
Não resta outra saída ao Provedor que não a demissão“, conclui o comuniado da CT.
Autor e apresentador de diversos programas na RDP e na RTP, Jaime Fernandes foi director de Programas na Rádio Comercial entre 1981 e 1993, gestor da RTP1 entre 2000 e 2001 e correspondente da RDP n’A Voz da Alemanha em 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário