sábado, 28 de maio de 2016

HÁ LULAS DO TAMANHO DE AUTOCARROS NO FUNDO DO MAR


 
CV Youtube
Lula Gigante
Foto-montagem de uma lula gigantesca.
Uma nova investigação, em torno do tamanho das lulas gigantes, concluiu que estas podem atingir dimensões maiores do que imaginávamos, sendo tão grandes como um autocarro, com 20 metros de comprimento.
Estas conclusões resultam de uma investigação levada a cabo por Charles Paxton, especialista em ecologia da Universidade de St. Andrews, na Escócia, publicada na revista centífica Journal of Zoology.
Este investigador fez várias expedições pelas costas do Atlântico e recolheu informação sobre mais de 160 exemplares, com o intuito de determinar o tamanho máximo da chamada Architeuthis dux, nome científico das lulas gigantes.
Paxton acredita, com base nos dados que recolheu, que os espécimes destes animais que habitam nas profundezas do mar podem chegar a medir até 20 metros de comprimento, incluindo os tentáculos. O corpo pode ter até três metros.
“Estou a extrapolar e a extrapolação pode, por vezes, ser um pouco imprecisa. Mas penso que são extrapolações bastante seguras. Penso genuinamente, que o tamanho das lulas gigantes tem sido subestimado”, refere o cientista em declarações ao Live Science.
A teoria de Paxton é difícil de comprovar porque estas lulas gigantes vivem a profundidades que oscilam entre os 300 e os 1.000 metros, sendo quase impossível observá-las no seu habitat natural.
Assim, estas figuras míticas, consideradas apenas lendas durante muito tempo, até serem fotografadas em 2004, vão continuar a ser um mistério para a Humanidade.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário