domingo, 8 de maio de 2016

Hora de Fecho: Viagem de 3 mil kms pelo país dos nomes caricatos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PAÍS 
O Observador foi para a estrada à procura de terras portuguesas com nomes, digamos, caricatos. Mais de três mil quilómetros e muitas curvas depois, eis as seis histórias que recolhemos de norte a sul.
IRAQUE 
Jorge Sampaio diz que não lhe cabia, enquanto Presidente, autorizar a Cimeira que decidiu pela invasão do Iraque, mas que nunca concordou com a entrada naquele País.
TÚNEL DO MARÃO 
Um aperto de mão, apenas. Nada de imagens de Sócrates com Costa, como estava previsto. Com peripécias pelo meio, a organização pareceu tudo fazer para os socialistas não aparecerem juntos.
GOVERNO 
A geringonça da esquerda que sustenta o Governo tem demonstrado estabilidade superior à esperada, dizem politólogos. A habilidade de Costa tem ajudado, mas ninguém aposta num governo de quatro anos.
INCÊNDIOS 
O incêndio que há uma semana deflagrou na zona de Fort McMurray, no Canadá, pode duplicar de tamanho este domingo. Autoridades dizem que este tipo de incêndio pode demorar meses a ser combatido.
GRÉCIA 
Manifestação coincide com uma greve geral de três dias e com a votação de um pacote de reformas no parlamento que inclui cortes nas pensões e aumento de impostos -- uma imposição da UE e do FMI.
COREIA DO NORTE 
O presidente norte-coreano afirmou que o país apenas vai recorrer às suas armas nucleares no caso de a sua soberania ser ameaçada por outra potência nuclear. E que quer promover a paz.
REINO UNIDO 
Aprendeu boxe para se defender, foi vítima de racismo e ambicioso desde tenra idade. O pai, motorista de autocarros, não queria o mesmo futuro para Sadiq Khan, o novo mayor da capital inglesa.
CONCERTOS 
Um meteorito chamado AC/DC aterrou este sábado no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. No primeiro concerto da tour "Rock of Bust", Axl Rose esteve à altura.
Opinião

Helena Matos
O que foi Sócrates fazer ao Marão? Mostrar que, se quiser, e se a justiça não o importunar muito, pode alterar o xadrez da política nacional.

João Marques de Almeida
A maioria dos ingleses sente que há demasiados imigrantes no seu país e que isso aumenta o desemprego e prejudica serviços sociais como a saúde e a educação. Não é justo, nem verdadeiro, mas é assim.

António Pimenta de Brito
Não há escolhas individuais sem um esforço concertado a favor de quem mais precisa e o Estado não pode criar uma “religião estatal” salazarenta e autoritária que esquece o pluralismo da sociedade.

André Azevedo Alves
Sugerir que as questões morais mais desafiadoras têm respostas óbvias e inequívocas dadas pela cartilha jacobina do radicalismo não é só simplista do ponto de vista intelectual: é moralmente bizarro.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Ninguém pode ter a desumanidade de acusar de falta de valor quem, ante a iminência de uma morte muito dolorosa, deseja antecipá-la. Mas maior é a coragem de quem resiste até ao fim.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário