domingo, 1 de maio de 2016

Marcelo quer reabrir debate sobre Acordo Ortográfico

Presidente faz visita de quatro dias a Moçambique, país que não ratificou o acordo. E aproveita para reabrir discussão.
Marcelo Rebelo de Sousa vai relançar o debate sobre o Acordo Ortográfico aproveitando a boleia da visita de quatro dias que fará na próxima semana a Moçambique, país que não ratificou o dito acordo. Segundo avança hoje o "Expresso", o referendo é uma das possibilidades para resolver o impasse.
O consultor cultural do presidente da República, Pedro Mexia, diz ao semanário que Marcelo tem recebido mensagens de cidadãos e instituições a contestar o acordo e que, caso Moçambique e Angola não o ratifiquem "impõem-se uma reflexão sobre a matéria, que é de competência governamental, mas o presidente não deixará de sublinhar a utilidade de reflexão".
Recorde-se que em 1991, Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos 400 subscritores de um manifesto contra o Acordo Ortográfico, mas em 2008 manifestou-se a favor do mesmo considerando que as alterações não eram substanciais. Seis anos depois, na TVI, admitiu que, apesar de defender o Acordo Ortográfico, não o aplicava na prática.
Já este mês, num ofício a que o "Expresso" teve acesso, lê-se que "sem prejuízo de possíveis desenvolvimentos futuros, o presidente da República, como todas as instituições do Estado português, segue as regras do Acordo Ortográfico no exercício das suas funções".
Fonte: economico

Nenhum comentário:

Postar um comentário