Dia 4 de Junho
Cantanhede foi a cidade escolhida para a realização das cerimónias comemorativas do Dia da Unidade do Comando Territorial de Coimbra da GNR, que decorrerão no próximo sábado, 4 de junho, presididas pelo Major-General Carlos Alberto Baía Afonso. O programa integra atos protocolares e ações representativas da identidade da força militar, culminando num grande desfile na Rua dos Bombeiros Voluntários, com a participação do Estandarte Nacional, Companhia de Infantaria, Destacamento de Intervenção, Pelotão Motorizado, Esquadra de Cavalaria, Charanga a Cavalo e Pelotão Infantil.
As cerimónias são precedidas, na sexta-feira, 3 de Junho, da realização de um concerto do Quarteto de Cordas da Guarda Nacional Republicana nos claustros dos Paços do Concelho, a partir das 21h30.
No sábado, as comemorações iniciam-se com o hastear solene da Bandeira Nacional, às 9h00, após o que haverá uma formatura pronta às 10h15, frente ao quartel, seguindo-se a receção às entidades, a prestação de honras militares, a revista às forças em parada, a imposição de condecorações, a homenagem aos militares falecidos culminado com o desfile das forças em parada.
A GNR em Cantanhede
A criação de um Posto da GNR em Cantanhede teve a sua génese em diligências efetuadas pela Câmara Municipal em 1914, tendo sido iniciadas as obras para o seu aquartelamento e casa de residência do comandante logo que houve a comunicação oficial da autorização para a sua instalação. Mas só em janeiro de 1917 chegou uma pequena força constituída por um sargento, um cabo e quatro soldados, que no entanto não permaneceu durante muito tempo.
Em Junho de 1920 foi novamente instalado o Posto, desta vez com um sargento, um cabo e oito soldados, ato que contou com a presença do então Comandante da Companhia, Capitão João Henriques de Almeida.
Decorridos dois anos, em Abril de 1922, o número de efetivos foi aumentado com mais dois praças e, em 1925, passou a contar com mais três soldados e um cabo, este a cavalo.
Em 1927, o Posto foi de novo extinto, mas a insistente intervenção da Câmara Municipal e das forças vivas do concelho junto das entidades competentes veio a resultar na sua reativação em Setembro do mesmo ano, com a vinda de oito soldados, um cabo e um sargento.
No ano de 1952, a Câmara Municipal adquiriu ao Dr. Gilberto Veloso da Costa o prédio onde veio a ser construído o quartel da Guarda Nacional Republicana em Cantanhede. Atualmente, o efetivo do Posto Territorial de Cantanhede é constituído por dois sargentos e 25 guardas, funcionado nas instalações do respetivo Destacamento Territorial.
O Destacamento Territorial de Cantanhede é atualmente constituído pelos Postos Territoriais de Ançã, Cantanhede, Mira, Praia de Mira e Tocha.