sábado, 25 de junho de 2016

PORTUGAL ESTREIA AVIÃO KC-390 QUE CUSTA AO ESTADO MAIS DE 59 MILHÕES DE EUROS


 
Avião militar KC-390 da Embraer
Avião militar KC-390 da Embraer
Portugal vai ser o primeiro país, para lá do Brasil, a experimentar o novo avião militar da Embraer, o KC-390 que quer substituir os C-130 em todo o mundo. Um projecto com dedo da indústria portuguesa e que vai custar ao Estado mais de 59 milhões de euros.
A aeronave de transporte militar KC-390 vai ser inicialmente, apresentada em Évora, na próxima semana, a partir de 4 de Julho, nas fábricas da Embraer no distrito alentejano, onde se fabricaram diversos dos componentes do avião.
Depois será exibido na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca, num projecto que contou com a participação da indústria portuguesa, mas também com intervenção de elementos da Argentina e da República Checa, além dos técnicos da Embraer.
Este projecto de cariz global que visa substituir os C-130, como aeronave de transporte militar preferencial em todo o mundo, resulta de um esforço financeiro de relevo do Estado português.
O governo autorizou, na semana finda, gastos até 20,8 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017, no âmbito do desenvolvimento do KC-390.
Isto depois de, em Setembro de 2015, ainda durante o governo PSD-CDS, o Conselho de Ministros ter dado aval a um aumento de 8,3 milhões de euros nas despesas com o avião militar, conforme adianta o Jornal de Negócios, frisando que os gastos do Estado se situavam, assim, nos 38,3 milhões de euros.
Na globalidade, o projecto, que arrancou em 2012, vai custar aos cofres nacionais 59,1 milhões de euros, conforme as contas avançadas pelo Diário de Notícias.
Valores elevados para a defesa nacional que “não constituem auxílios de Estado”, mas uma aposta no desenvolvimento e investigação militar, conforme explicou fonte do Ministério da Economia ao DN.
O Ministério da Defesa estará a equacionar comprar seis KC-390. Em Fevereiro de 2015, o então ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, chegou a dizer no Parlamento que a compra poderia concretizar-se ainda naquele ano com um pagamento inicial de 40 milhões de euros.
A apresentação do KC-390 em Portugal realiza-se antes da participação do avião na Feira Aeronáutica Internacional de Farnborough, em Inglaterra, nos próximos dias 11 a 17 de Julho.
A maior aeronave já fabricada na Embraer foi apresentada oficialmente no passado dia 10 de Junho, em Gavião Peixoto, S. Paulo.
O primeiro voo do KC-390 foi realizado em Fevereiro de 2015, durante mais de uma hora, com a realização de várias manobras para atestar a qualidade de voo e o desempenho da aeronave.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário