1
II Encontro de Emigrantes e ex-Emigrantes da Região Centro, à semelhança do anterior, vai decorrer no restaurante Patinhos Eventos, na Carapinheira, concelho de Montemor-o-Velho (junto da ex- EN 111). O evento, “de amizade e camaradagem”, a realizar no dia 4 de Agosto, tem como finalidade dar as boas-vindas, em salutar convívio, aos emigrantes da região Centro que regressam à terra natal para passarem as suas férias.
A organização, a cargo de António Mendes e Rufino Patrão, ao salientar a importância do encontro, sublinha que “os emigrantes vêm à sua terra para matar saudades da família, dos amigos e da terra que os viu nascer. Por isso, consideramos que acolhê-los e juntar-mo-nos todos para lhes darmos as boas vindas é muito importante”.
O encontro inclui um cocktail de boas-vindas, pelas 12h00, seguido de almoço. À tarde, depois da “conversa em dia” terá lugar um lanche e “momentos de despedida” …até ao próximo ano.
Para o evento de 2016 já está confirmada a presença de significativo número de pessoas, entre emigrantes e ex-emigrantes e seus familiares.
Um dos organizadores do convívio, António Mendes refere que o encontro dos emigrantes é uma importante “mais-valia para o concelho e região Centro” porque “os emigrantes vão servir de “embaixadores do concelho e da região e dos seus produtos turísticos nos países e nas comunidades onde estão integrados”.
“Esta festa poderá vir a figurar no calendário de Verão do Emigrante porque torna-se um momento inesquecível de encontro e reencontro de emigrantes”, refere Rufino Patrão, salientando que “é uma oportunidade de reencontrar família e amigos e um sinal para que os emigrantes, devem voltar sempre”.
As inscrições para participação no II Encontro de Emigrantes e ex-Emigrantes da região Centro terminam dia 2 de Agosto.
Aldo Aveiro