sábado, 16 de julho de 2016

Portugal medalhado. Agora nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

Portugal conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM), em Hong Kong, de onde traz também três menções honrosas, anunciou hoje a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

Bruno Carvalho, aluno do 12.º ano na Escola Secundária do Padrão da Légua, em Matosinhos, foi o responsável pelo resultado que conduziu à medalha de bronze, tendo ficado posicionado no 184.º lugar entre mais de 600 participantes, segundo a mesma fonte.

Os outros cinco elementos da equipa portuguesa (Alberto Pacheco, David Correia, Duarte Nascimento, Henrique Navas e Pedro Fernandes) obtiveram menções honrosas pelo desempenho na 57.ª edição das OIM, realizada na Ásia.

A equipa chegará no sábado, pelas 19h45, ao Aeroporto de Lisboa.

A competição decorreu entre 06 e 15 de Julho, com com a participação de mais de 112 países.

No próximo ano, será o Brasil a receber a iniciativa, de 12 a 24 de julho, no Rio de Janeiro.

Portugal participou pela primeira vez nas OIM em 1989 e, desde então, conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), quatro de prata, 27 de bronze e 28 menções honrosas.

O ciclo das competições internacionais em 2016 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que terão lugar no Chile, de 23 de setembro a 1 de Outubro, de acordo com a SPM.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário