segunda-feira, 25 de julho de 2016

Rafa Silva no FC Porto num negócio de quase 20 milhões

O internacional português vai deixar o Sp.Braga para se mudar para o Dragão. Transferência bate recorde entre clubes portugueses.
Rafa Silva, que ainda há três anos jogava na II Liga, no Feirense, prepara-se para bater o recorde de transferências entre clubes portugueses. Segundo apurou o DN, o internacional português de 23 anos vai trocar o Sp. Braga pelo FC Porto, num negócio que ronda os 20 milhões de euros.
Até agora a transferência mais cara, internamente, tinha sido a de João Moutinho, em julho de 2010, do Sporting para o FC Porto por 11 milhões de euros (um negócio que cegou depois aos 15 milhões de euros quando ele saiu para o Monaco). Rafa está assim perto de entrar na história do futebol português.
O Benfica também tentou contratar o extremo, para o lugar de Gaitán, mas não chegou aos números exigidos por António Salvador e ficou-se pelos 16 milhões de euros. Uma oferta que igualava a proposta feita em janeiro pelos dragões, que tinham oferecido 16 milhões de euros por 80% dos direitos económicos do jogador. António Salvador, presidente do Sp. Braga, recusou e pediu o valor da cláusula de rescisão da altura: 20 milhões de euros. Valor esse que, em julho de 2015, levou Pinto da Costa a fazer um comentário curioso , em entrevista ao jornal O Jogo, depois de oferecer 12 milhões pelo jogador: "Tivemos interesse efetivo no Rafa. Mas há que ser realista. Quando o Braga pediu 10 milhões de euros por 50% do passe está a colocá-lo ao nível do Imbula e a um nível superior a de todos os outros, pois está a valorizá-lo em 20 milhões (...) Comprar um suplente dos sub-21 por 20 milhões de euros não era disparate, era burrice."
O médio ofensivo/extremo era seguido pelo Everton e Southapton, que nunca chegaram a oficializar o interesse junto do Sp. Braga. Apesar disso, José Peseiro sabia que era uma questão de dias até perder o jogador. "Quem não gostaria de contar com o Rafa? É um excelente jogador e foi determinante na época passada. Gostaria que ele continuasse, mas tenho de estar preparado. Sabemos que há vários interessados, teremos de esperar e prepararmo-nos para uma eventual saída. Não é fácil encontrar um substituto", disse o treinador dos minhotos em entrevista ao jornal A Bola na semana passada.
Passe partilha por quatro
O passe do jogador é partilhado pelo empresário Jorge Mendes, Sp. Braga, o agente do médio e o Feirense, tendo o líder bracarense tentado comprar a totalidade do passe do jogador antes de o negociar. O empresário da Gestifute, que comprou 40% do passe do extremo ao Sp. Braga em 2014, não se mostrou interessado em negociar, pois sabia que o jogador iria valorizar-se no Euro2016.
Rafa chegou a Braga no início de 2013-14, vindo do Feirense a troco de 150 mil euros. Tinha completado a formação (feita no Povoense e no Alverca) e tornara-se profissional. O brilho que exibiu na II Liga logo o catapultou para o escalão principal. Foi disputado por Sporting e Sp. Braga e optou pelos minhotos, onde foi lançado na equipa principal por Jesualdo Ferreira.
Rafa Silva logo chegou à seleção nacional com Paulo Bento e foi ao Mundial2014. Depois foi alternando entre a equipa A e os sub-21 (vice-campeão europeu em 2015). Mas a a qualidade demonstrada em Braga - comandou a equipa minhota até aos quartos-de-final da Liga Europa 2015/16 - voltou a valer-lhe a chamada para a fase final de uma grande competição. E em junho viu Fernando Santos convocá-lo para o Euro2016, tendo-se sagrado campeão Europeu, apesar de só ter jogado um minuto.
Nada que tenha beliscado o valor de mercado de Rafa, segundo o presidente do Sp. Braga: "Um jogador como o Rafa poderia ser mais utilizado, mas, toda a gente sabe as qualidades que ele tem e não é por não estar a jogar com regularidade na Seleção que desvaloriza."
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário