quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Festival do Leitão regressa ao Pavilhão Desportivo de Covões

De 13 a 15 de Agosto, Covões volta a ser palco de um evento com créditos firmados no roteiro gastronómico da região. Trata-se da 11.ª edição do mais antigo e prestigiado Festival do Leitão da Bairrada, iniciativa que nos últimos anos tem atraído ao Pavilhão Desportivo de Covões muitos milhares de visitantes interessados em apreciarem a qualidade de uma iguaria apurada por sucessivas gerações de assadores segundo os cânones da tradição local.

O programa foi apresentado numa conferência de imprensa que contou com a presença de responsáveis pela organização, designadamente Alípio Barbosa, presidente da PRODECO – Centro Social, e Paulo Oliveira, presidente PRODECO – Secção de Futebol, e em que participaram também a vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, o vereador da Cultura, Pedro Cardoso, e o presidente da União de Freguesias de Covões e Camarneira, estes na qualidade de representantes de entidades patrocinadoras do evento.

O festival começa às 19h00 do próximo sábado, prosseguindo no domingo com serviço de refeições que se prolonga do almoço, a partir das 12h00, até ao jantar, horário que se repete no feriado de segunda-feira, dia do encerramento.

Segundo o presidente da PRODECO – Secção de Futebol, Paulo Oliveira, “como sempre, a qualidade é assegurada por experientes assadores locais que, cumprindo as exigências de uma tradição que vem de longe, dão fama e prestígio ao leitão de Covões”. Este tem naturalmente um lugar destacado na lista de propostas, mas para degustar haverá ainda várias outras iguarias, designadamente bôla, folhado e rissóis de leitão ou cabidela e feijoada de leitão, pratos que vão à mesa acompanhados pelos bons vinhos e espumantes da Adega Cooperativa de Cantanhede.

Segundo aquele responsável, a expetativa é a de que “esta edição venha a registar uma afluência idêntica ou mesmo superior à de anos anteriores, esperando-se a presença de mais de 2.000 pessoas”. Para isso, a organização conta com a qualidade da oferta gastronómica e também com o ambiente de animação que vai ser criado em torno do festival, nomeadamente com a atuação dos alunos da Escola de Música e Canto da Filarmónica de Covões. “Queremos dar-lhes oportunidade de apresentarem o seu talento”, afirma Paulo Oliveira, sublinhando ainda o facto de o programa incluir diversões para as crianças.

Para o presidente da PRODECO – Centro Social, Alípio Barbosa, “o Festival do Leitão de Covões é um evento gastronómico de referência e te uma importância que ultrapassa as fronteiras do concelho. Da parte da organização há o maior empenhamento em reforçar esse estatuto, é para isso que trabalhamos, para honrar uma tradição profundamente enraizada na freguesia”.


Por seu lado, a vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, atribuiu “o sucesso do certame à conjugação de esforços entre as entidades promotoras, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, sem esquecer a participação de toda a população. Nesta como em outras realizações locais, há de facto um grande envolvimento das instituições e das pessoas, o que de algum modo contribui para o reforço da coesão social da comunidade, afirmou a autarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário