quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Incêndios: Portugal pede ajuda europeia. Itália envia avião

O Governo português acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil para fazer face aos muitos incêndios que assolam o país.
O pedido já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano que virá para Portugal ajudar no combate aos incêndios, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna, que acrescentou que o governo já fez o pedido formal de ajuda aos Estados membros da União Europeia em matéria de proteção civil. Aguardam-se ainda respostas de outros Estados membros da União Europeia (UE).
Contactado pela TSF, Miguel Cruz, comandante adjunto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), confirma que o avião italiano vem a caminho e vai ficar estacionado na base aérea de Monte Real, no concelho de Leiria.
O mecanismo europeu de proteção civil, criado em 2001, é uma bolsa de meios disponibilizada pelos Estados membros da UE que permite que outros peçam ajuda em casa de necessidade, por exemplo, incêndios, cheias, sismos, ou outros.
Portugal já acionou sete vezes este mecanismo, mas também já participou na ajuda a outros países, como Espanha ou Grécia.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário