sábado, 13 de agosto de 2016

SIMONE BILES É A NOVA RAINHA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA


 
Tatyana Zenkovich / EPA
-
A ginasta americana tornou-se esta semana a nova rainha da ginástica artística, apesar de ter apenas 19 anos e uma longa carreira pela frente.
“Não sou a próxima Usain Bolt ou a nova Michael Phelps. Sou a primeira Simone Biles“, respondeu a ginasta aos jornalistas, citada pela BBC, quando lhe perguntaram como se sentia.
Os Jogos Olímpicos começaram há poucos dias mas a ginasta norte-americana já soma duas medalhas de ouro e não deve ficar por aqui.
Na passada terça-feira, a atleta, de apenas 19 anos, conquistou o ouro na prova de equipas mas foi na quinta-feira que deixou tudo e todos de queixo caído.
A ginasta, que já é considerada a melhor de todos os tempos, alcançou a vitória na prova individual de all around com uma pontuação de 62.198.
Foi uma assombrosa margem de 2,1 pontos sobre Alexandra Raisman, também dos EUA e que ficou em segundo lugar, a maior vantagem já registada na modalidade.
“Tudo me atingiu de uma só vez naquele momento. Já sonhava com isto há dois anos. É surreal”, afirmou.
A ginasta, com 1,45 metros e 47 quilos, teve o primeiro contacto com a ginástica com apenas 6 anos, quando um dia chuvoso estragou os planos de uma visita de estudo organizada pela escola.
Para não perderem o passeio, os alunos foram então a um centro de ginástica artística e foi aí que Simone mostrou como fazia cambalhotas e piruetas “com uma perna atrás das costas”.
Voltou para casa com um bilhete dos responsáveis do centro a perguntar aos avós (a atleta foi retirada à mãe ainda em bebé por esta ser toxicodependente) se não a queriam inscrever.
Dois anos depois, foi descoberta por Aimee Borman, a sua treinadora até hoje, e agora é também orientada pelos Karolyi, o casal mítico da modalidade que trouxe ao mundo Nadia Comaneci.
Biles mantém ainda o título de tricampeã do mundo e espera-se que nestes Jogos leve mais três medalhas de ouro para casa.
A ginasta é considerada a grande favorita das finais no salto (domingo), na trave (segunda-feira) e no solo (terça-feira).
FM, ZAP / BBC / Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário