terça-feira, 6 de setembro de 2016

TODO O CARBONO DA TERRA É EXTRATERRESTRE


 
Colisão com a Terra de planeta embrionário semelhante a Mercúrio terá formado todo o carbono do nosso planeta há 100 milhões de anos.
O carbono, componente essencial de toda a vida na Terra, pode ter tido origem extraterrestre, graças a uma colisão do nosso planeta com um planeta embrionário semelhante a Mercúrio, há cerca de 100 milhões de anos.
Os investigadores da Universidade Rice (UR), nos EUA, concluíram, com base nos elementos voláteis do manto terrestre, que “virtualmente”, todo o carbono da Terra foi trazido por um pequeno planeta semelhante a Mercúrio, Theia. A colisão com o nosso planeta terá motivado a fusão do seu núcleo de ferro-silício ao núcleo da Terra, impelindo o carbono para a superfície terrestre.
“Se o carbono nativo terrestre não tivesse sido libertado para o espaço quando o planeta estava a elevadas temperaturas, teria acabado no interior do núcleo de metal da Terra, já que a mistura entre o ferro líquido e o carbono teria sido realizada facilmente”, explica Rajdeep Dasgupta, o investigador líder da pesquisa publicadana Nature Geoscience.
Os cientistas alegam assim, que todo o carbono e todo o enxofre da Terra são de origem extraterrestre e que outros elementos voláteis do manto terrestre podem também ter sido trazidos por Theia.
Esquema da fusão entre a Terra e um planeta embrionário semelhante a Mercúrio.
Esquema da fusão entre a Terra e um planeta embrionário semelhante a Mercúrio.
As experiências realizadas pelos investigadores “revelaram como a partição do carbono entre as porções metálica e de silicato dos planetas terrestres varia como uma função de variáveis como a temperatura, a pressão e o conteúdo de enxofre ou silício”, explica Yuan Li, outro dos investigadores envolvidos que agora trabalha no Instituto de Geo-química Guangzhou da Academia de Ciências da China.
Após o mapeamento das concentrações de carbono, tomando em conta diferentes níveis de enxofre e de silício e comparando-as com os elementos voláteis do manto de silicato da Terra, os cientistas chegaram à teoria alienígena.
“Um cenário que explica a proporção de carbono-para-enxofre e a abundância de carbono é que um planeta embrionário como Mercúrio, que já tinha formado um núcleo rico em silício, colidiu e foi absorvido pela Terra“, salienta Rajdeep Dasgupta.
“Por ser um corpo maciço, a dinâmica poderia funcionar de uma forma em que o núcleo desse planeta iria directamente para o núcleo do nosso planeta e o manto rico em carbono misturaria-se com o manto da Terra“, conclui o investigador.
ZAP

A UNIÃO FAZ A FORÇA - AJUDE A PARTILHAR

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário