segunda-feira, 3 de outubro de 2016

360º - Bruxelas: se querem os fundos, façam um maior esforço orçamental

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... houve muitos votos a serem contados em vários países. Vamos olhar para os resultados (e para as surpresas).

A Colômbia votou contra o processo de paz. O resultado do referendo foi muito, muito renhido: 50,24% disseram "não" (com destaque para o interior do país) e 49,75% "sim", com uma abstenção de 62,59 %. Os dirigentes das FARC, que assistiram em Havana à contagem dos resultados (o seu líder, Timoléon Jiménez, olhava para a TV com um charuto na mão), insistiram que querem "construir uma paz estável e duradoura". O que se segue agora? Mais negociações.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, perdeu e ganhou o referendo à imposição pela UE de quotas de refugiados aos Estados-membros. Perdeu, porque a participação ficou abaixo dos 50%, o que faz com que a consulta seja juridicamente inválida. Ganhou, porque aqueles que foram votar apoiaram massivamente a sua posição: mais de 98% estiveram contra as quotas. Orbán considerou o resultado "magnífico", anunciou uma proposta de emenda constitucional "para registar a vontade do povo" e tirou do bolso uma frase de efeito: "Bruxelas ou Budapeste foi a pergunta de hoje, e escolhemos Budapeste".

Não é golpe, é eleição: o Partidos dos Trabalhadores, de Lula da Silva e Dilma Rousseff, sofreu a maior derrotaem eleições municipais nos últimos vinte anos. Só conseguiu ganhar uma prefeitura na primeira volta (Rio Grande) e só vai poder disputar uma outra na segunda volta (Recife). Em São Paulo, uma humilhação e um aviso: pela primeira vez na história, o prefeito foi eleito à primeira volta. Trata-se de João Doria, do PSDB. Trata-se do partido do Presidente Michel Temer e, tão importante quanto isso, do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que poderá ser o candidato à Presidência da República em 2018.

Uma notícia desta manhã: está neste momento a decorrer uma ação policial no bairro da Torre, em Camarate. As buscas da PJ e da PSP estão relacionadas com os acontecimentos da semana passada em Porto Alto, que provocaram a morte de um fugitivo e a detenção de outros dois.


Informação relevante
O que vai acontecer aos nossos fundos estruturais? A Comissão e o Parlamento Europeu reúnem-se hoje às 17h para começar a discutir uma resposta a essa pergunta. Mas já se sabe que Bruxelas vai exigir um maior esforço orçamental do Governopara levantar a (inevitável) suspensão dos fundos.
Nas últimas horas, os defensores de Portugal apresentaram mais argumentos em público. Os eurodeputados do PSD afirmaram que "não há nenhuma razão jurídica, política ou económica que justifique" o congelamento de fundos. E o grupo socialista no Parlamento Europeu disse que penalizar Portugal seria "escandaloso" e "absurdo".
Daqui a umas horas, vamos seguir a reunião ao detalhe no Observador.

António Costa anunciou que vem aí um novo imposto indirecto. Em entrevista ao Público, avisou que "o país tem de fazer escolhas". A "tributação do património imobiliário de luxo" também vai ter "uma alteração". Quanto à economia, crescerá pouco mais de 1% em 2016.

O que eles disseram e o que queriam dizer. Agora que se aproximam novas eleições (primeiro nos Açores, depois nas autarquias), a política portuguesa está a entrar na fase "agarrem-me senão eu vou-me a ele". Eis a descodificação das declarações mais recentes:

  • O que Passos Coelho disse: “António Costa não é rato, é esperto, é esperto!".
    O que Passos Coelho quis dizer: Tenham lá calma porque a geringonça não cai tão cedo e ainda vai passar um bom tempo antes de voltarmos ao poder.
  • O que Marques Mendes disse: "Quando o líder [do PSD] não manda, alguém manda por ele. E é isso que está a acontecer".
    O que Marques Mendes quis dizer: Caros laranjinhas, afiem as facas.
  • O que Assunção Cristas disse: "O CDS não se fica pela crítica, não se fica por mostrar apenas o que está errado, não se fica por sublinhar as mentiras que às vezes ouvimos aqui e acolá. E o nosso primeiro-ministro decidiu agora adotar essa postura de mentira, que muito nos preocupa".
    O que Assunção Cristas quis dizer: Enquanto o PSD perde tempo em lutas internas, nós é que sabemos fazer oposição.
  • O que Ascenso Simões disse: “Se Passos Coelho quer ter vida política futura só tem um caminho: ser ele próprio o candidato a Lisboa”.
    O que Ascenso Simões quis dizer: Vamos rezar para que a direita não se una em Lisboa.
  • O que Jerónimo de Sousa disse: "O que nós propomos é que haja um aumento geral extraordinário de dez euros para todas as reformas e pensões".
    O que Jerónimo de Sousa quis dizer: Não é só o Bloco de Esquerda que manda no Governo.
Hoje, às 14h30, a administração do Novo Banco reúne-se com a comissão de trabalhadores. Motivo: as notícias recentes sobre eventuais despedimentos.

Não digam nada aos taxistas, mas a Uber lança hoje uma nova funcionalidade, que já existia na sua rival Cabify: vai ser possível agendar viagens com uma antecedência que vai de 30 dias a 15 minutos. 

O Forte de Peniche vai ser transformado num hotel, como quer o Governo? Se depender do PCP, nunca, jamais, em tempo algum. Convém perceber porquê: Pedro Prostes da Fonseca, autor do livro Porta para a Liberdade, descreve no Observador os detalhes do episódio que mais marcou uma das principais prisões do Estado Novo - a fuga de Álvaro Cunhal, com a ajuda de um guarda.

O Papa voltou a falar sobre a visita a Fátima em 2017."Vou a Portugal, para já, só no dia 13, mas, ao certo, ainda não sei", disse, durante a viagem de regresso do Azerbaijão - e, assim, deixou em aberto a possibilidade de poder, eventualmente, ficar mais tempo em Portugal.

Um quarto dos doentes internados no IPO são operados depois do prazo legal. A notícia, preocupante, é do DN.

Depois de uma derrota tumultuosa de Pedro Sanchéz numa votação interna, o PSOE ficou temporariamente sem líder e está a ser governado por uma comissão gestora.  Primeira consequência: uma sondagem do jornal El Español conclui que, na hipótese de uma terceira eleição, o PP e o Ciudadanos conseguiriam maioria absoluta e o PSOE seria ultrapassado pelo Podemos.

Vai ser em março de 2017. A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou a data para o início do Brexit. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk,sentiu logo necessidade de responder e encheu o peito: "Uma vez acionado o artigo 50, os restantes 27 Estados-membros irão salvaguardar os seus interesses".

O Benfica está isolado à frente do campeonato, depois do 4-0 frente ao Feirense. A vitória, de acordo com a crónica do Hugo Tavares da Silva, foi assim: "Devagar, devagarinho, com alguma sorte à mistura. Ah, e com classe também".


Os nossos Especiais
Ricardo Araújo Pereira, Nuno Markl, Bruno Nogueira, Herman José, Joana Marques - e mais... No livro Com o Humor não se Brinca, os principais humoristas portugueses (sim, estão lá todos) falam sobre a comédia. E nós, no Observador, fazemos uma pré-publicação im-per-dí-vel.

"Não gostei da minha adolescência, não aconselho a ninguém." Quem disse? Valter Hugo Mãe. Onde disse? Numa entrevista de vida. A quem disse? À Sara Otto Coelho, aqui do Observador. O escritor lança agora um novo livro e fala longamente sobre como chegou até aqui.


Notícias surpreendentes

Há muito tempo que uma crítica literária não provocava tanta polémica. Vasco Rosa deu uma única e solitária estrela a Anedotas do Nemésio, de Arnaldo Saraiva, num texto intitulado"Saraivada faz ricochete". Arnaldo Saraiva enviou para o Observador a "Resposta a uma crítica". E Vasco Rosa voltou ao assunto com "Resposta a Arnaldo Saraiva: a anedota confirmada". A cultura só tem a ganhar com opiniões fortes.

Era a revista do chefe Silva (sim, "chefe", não venham com a mania do "chef") e apareceu há 40 anos. Toda a gente sabe o que é a TeleCulinária - e o Tiago Pais mais do que muitos, como se pode perceber por este artigo, que conta a história e as curiosidades da "revista semanal de cozinha e doçaria".

Houve sereias, vestidos azuis e cabelos molhados. Fátima Lopes apresentou a sua nova coleção em Paris e descreveu-a como "aquática, sofisticada e feminina". A Sílvia Silva esteve lá e mostra-lhe 25 fotos reveladoras.

Kim Kardashian foi assaltada durante a madrugada por dois homens armados no seu quarto de hotel, em Paris, onde está, precisamente, a assistir à Semana da Moda. Os ladrões, que estavam disfarçados de polícias, levaram cerca de 16 milhões de euros em joias.

Agora já está, de certeza, bem acordado com todas as notícias do dia. Daqui a nada, passe pelo Observador para saber mais novidades. Hoje vai ser um dia de muitas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário